Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Política

Audiência pública debate mudança no feriado municipal

Autor: Daniel Rohrig
Audiência pública debate mudança no feriado municipal

Reunião busca discutir proposição que tramita nas comissões internas da Câmara e sugere alterar data de feriado alusivo ao Dia do Município

Desde que foi protocolado na Câmara de Vereadores, em abril deste ano, o projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Rosa (SD) que propõe a alteração do feriado municipal – atualmente comemorado no dia 08 de dezembro – para o dia 07 de agosto divide opiniões, sobretudo na comunidade religiosa de Nossa Senhora da Conceição, considerada padroeira de Passo Fundo. Na semana passada, a Paróquia encaminhou um abaixo-assinado com mil e seiscentas assinaturas pedindo a retirada do projeto de lei da pauta de apreciação do Legislativo, sob alegação de que “a comunidade sente-se preocupada e machucada com a proposição da troca, tendo em vista o frágil argumento que a data atual prejudicaria as atividades do comércio”, conforme cita o documento.

Diante da mobilização da comunidade católica a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em que o projeto tramita, convocou uma audiência pública com todas as demais comissões permanentes da Casa para o próximo dia 04 de julho, às 18h30min, no Plenário 07 de Agosto, para debater o tema. A reunião deve contar ainda com a presença de representantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, entidades representativas do comércio e demais setores. Procurado pela reportagem, o vereador Rosa manteve seu posicionamento inicial de que o atual feriado representa um importante resgate da história do nascimento da cidade e corresponde a um reconhecimento para os habitantes. Por outro lado, o parlamentar argumenta que o mês de dezembro é sempre um período que contempla muitos feriados e que a migração da data para agosto transformaria o contexto, agora com sentido religioso e católico, para uma data de cunho civil, contemplando demais religiões praticadas na cidade.

O texto do documento com as assinaturas encerra afirmando que riscar do calendário o feriado de 8 de dezembro seria “trair a consciência história do povo passo-fundense”.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027