Saúde

Artroplastia restabelece qualidade de vida do paciente após lesões degenerativas do joelho

Autor: Fonte externa
Artroplastia restabelece qualidade de vida do paciente após lesões degenerativas do joelho
Foto Divulgação

Procedimento realizado no HC utilizando novo modelo de prótese é considerado o primeiro no RS

Cerca de um quinto da população mundial é atingida por lesões degenerativas no joelho. Essas lesões estão entre as principais causas de incapacidade laboral em todo o mundo, além de afetar diretamente a qualidade de vida e realização de tarefas consideradas de rotina.  Em muitos casos, a artroplastia é a única possibilidade para a recuperação da articulação após uma lesão. “A artroplastia é indicada nos casos de doença articular degenerativa (osteoartrose), quando há limitação de função e comprometimento da qualidade de vida do paciente”, salienta o cirurgião ortopédico, Dr. Alexandre Fróes Michelin.

O procedimento de artroplastia é indicado, muitas vezes, como a melhor solução para restabelecer a qualidade de vida do paciente. No Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo, esse procedimento é realizado integrando qualidade assistencial e tecnológica, além de aptidão profissional, em destaque na área de ortopedia e traumatologia.  “Especificamente sobre a artroplastia realizada no HC, trata-se de uma prótese nova lançada pela empresa Zimmer/Biomet no Brasil, em abril deste ano. O procedimento realizado no HC foi o segundo no País e o primeiro no estado do Rio Grande do Sul”, pontua o Dr. Alexandre, responsável pela realização do procedimento no mês de maio.

O especialista esclarece que através da artroplastia, a cartilagem deteriorada é substituída pela prótese através de um procedimento cirúrgico. “É realizada a substituição da articulação doente por uma nova composta por uma articulação feita com uma ligas metálicas articuladas em um polietileno de ultra alto peso molecular”.

A utilização da prótese permite maior controle da dor, possibilitando a recuperação dos movimentos e retorno às atividades de rotina. “Essa prótese tem a vantagem de ser mais anatômica e ter maior quantidade de opções de tamanhos (tanto de componentes, como de polietilenos) e, ainda, ter possibilidade de constrição mesmo usando um implante primário. Sendo, assim, uma boa opção quando comparada ao que temos no mercado nacional”, enfatiza o cirurgião, especialista em joelho e artroscopia.

A osteoartrose é considerada frequente entre a população mundial. Além da idade, seu desenvolvimento é favorecido por fatores como a obesidade, postura incorreta e atividades de alto impacto, que favoreçam o desgaste da cartilagem articular, ocasionado limitações funcionais.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027