Educação

Juventude debate e reflete sobre cidadania

Autor: Isabella Westphalen
Juventude debate e reflete sobre cidadania
Foto: Isabella Westphalen/DM

15 alunos da rede municipal de educação, milhares de ideias, um compilado de redações e um tema: “Cidadania: Qual o meu papel?”. A final do projeto “Oratória Escolar” surpreendeu e também reafirmou que o futuro de um país mais justo e honesto está definitivamente nas mãos dos jovens

Certa vez, o cantor “Chorão”- já falecido - da banda Charlie Brown Jr., cantou: “Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, o jovem no Brasil nunca é levado a sério”, na tentativa de fazer com que essas vozes, jovens, fossem levadas em consideração.

Atualmente, ainda tem gente que não considera relevante o pensamento de um jovem, porém, algumas iniciativas fazem com que isso venha mudando, como, por exemplo, foi a primeira edição do projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) Oratória Escolar, que teve sua etapa final realizada ontem (26) e onde 15 alunos da rede municipal puderam ser protagonistas de seus próprios pensamentos, ocupando a tribuna da Câmara de Vereadores. O tema de todas as redações foi cidadania, sobre qual seria o papel de cada um acerca do assunto, provocando os alunos, de forma que buscassem em pesquisas, o que é, de fato, ser um cidadão consciente.

Nos textos apresentados, surgiram tópicos como deveres e direitos, influência da mídia, importância da educação, corrupção, o famoso “jeitinho brasileiro”, pobreza, solidariedade e busca por uma sociedade mais justa e igualitária. A aluna que ganhou o primeiro lugar na etapa final foi Ana Carolina Lucas da Silva, da EMEF Capitão Aristídes Haeffner, que também buscou propor em seu texto a reflexão sobre o papel de cada um para uma sociedade mais justa. “Para mim cidadania não é só enxergar o teu problema, mas enxergar o problema do outro também e tentar ajudar, porque assim, talvez você ajudando o próximo, ele possa te ajudar também no futuro”, explicou a adolescente.

“A gente precisa criticar”

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027