Cultura

A rua que foi batalha

Autor: Édson Coltz - Rebecca Mistura
A rua que foi batalha
Foto Divulgação

Tão antiga quanto Passo Fundo, a Rua Morom traz história no nome, na arquitetura e no imaginário popular

Há 166 anos, era travada a Batalha de Morom. No dia 03 de fevereiro de 1852, na Argentina, a decisiva disputa entre tropas brasileiras, argentinas e uruguaias decidiria os rumos da parte meridional da América do Sul. A também chamada “Batalha de Rosas” determinou que a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul permaneceriam separados, indo contra a vontade do ditador argentino Juan Manuel Ortiz de Rosas, que pretendia incorporar os três territórios. Além de uma guerra de fronteiras, o acontecimento viria se tornar, em 06 de março de 1865, o nome de uma das mais antigas e também mais extensas ruas de Passo Fundo.

No antigo documento, escrito ainda no século XIX na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, lê-se o decreto oficial – em caligrafia indicando o uso de caneta tinteiro – cunhando o nome das onze ruas e três praças do município. A Rua Morom, definida como a 1ª Paralela do Sul, inicia sua história timidamente em um trecho que se estende entre as ruas Capitão Araújo e Vinte de Setembro e lentamente começa a percorrer o restante da cidade. No ano de 1888, a rua chega ao bairro Boqueirão, onde também foi o começo do município, conforme contam o presidente do Instituto Histórico de Passo Fundo, Fernando Miranda, e o secretário geral, Djiovan Carvalho, ao folhear as páginas dos livros que preservam o histórico da cidade e analisar os mapas conversando intactos no tempo a época que Passo Fundo ainda não contava com grandes prédios e a arquitetura do final do século era comum à paisagem.

Conforme Djiovan, ao contrário de outras cidades, Passo Fundo não se desenvolveu ao redor de uma igreja no centro da cidade, como era comum, mas se expandiu primeiro aos bairros, como foi o caso da Morom. “Somente quando a via férrea é incorporada à cidade, passando pela Rua Sete de Setembro, é que a Rua Morom começa a tomar um formato mais central”, explica o presidente. Consequentemente a rua também passou a ser comercial e se desenvolveu economicamente, por volta de 1898. Na esquina da Morom com a Bento Gonçalves, a Capela de São Teodoro torna-se também uma referência ao passo que a Igreja da Matriz ia sofrendo com o descaso até, conforme Miranda, “ficar em ruínas”.

Ele conta também que o imaginário da população ficou marcado pelo Restaurante Maracanã e pelo Bar Oriente, locais que se tornaram muito populares entre as décadas de 60 e 70, bem como a casa “A Moda”, antiga loja de roupas em que o local é até hoje preservado, na quadra onde a rua encontra com a Bento. A vista central da Morom, no entanto, sempre foi marcada, nesse mesmo trecho, pelo antigo banco da Província, atual banco Itaú, que foi restaurado na pintura, mas que mantém os traços antigos, resistindo à verticalização da cidade e tombado patrimônio histórico.

Hoje a Morom corta Passo Fundo, estendendo-se desde a Rua Alferes Rodrigues, no Boqueirão, até a BR-285, passando por vários bairros da cidade como a Vila Berthier, Vila Popular e Loteamento Planalto. Sua origem, com tantos elementos históricos, preserva também a memória das pessoas que há muito tempo vivem ou tem comércio nessa rua tão completa e conhecida pelos passo-fundenses, e algumas dessas histórias ficam para as próximas edições do “O Charme da Morom”.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027