Geral

Avança projeto para terceirização do estacionamento rotativo

Autor: Redação Diário da Manhã
Avança projeto para terceirização do estacionamento rotativo
Foto: DM/Anderson Favero

Neste mês, o poder público trabalha na elaboração do Termo de Referência, documento que será apresentado às empresas interessadas em concorrer à licitação

Anderson Favero
[email protected]


Encontrar vagas de estacionamento na região central de Carazinho, sobretudo em horário comercial, tem sido difícil para muitos motoristas. A reclamação de que faltam vagas e sobram carros não é novidade para ninguém. É por conta disso que o governo municipal vem trabalhando desde o ano passado num projeto que busca remodelar todo o sistema de estacionamento rotativo pago dentro da cidade.

A ideia, conforme explica o secretário de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, Dêninson da Costa, e já aprovada no Legislativo, é terceirizar serviço. “A situação da falta de vagas é um problema grande em nossa cidade e, infelizmente, não estamos conseguindo organizar esse sistema de forma eficiente com o atual quadro de fiscais que temos. É por conta disso que iremos contratar um empresa terceirizada para fazer todo esse trabalho com a eficiência que precisamos”, pontua.

Novidades no projeto

Neste contexto, o projeto deve avançar um pouco mais neste mês de julho, com a elaboração do Termo de Referência, documento no qual o município irá estabelecer todos os detalhes do projeto e, posteriormente, encaminhar às empresas interessadas em participar da licitação. “Antes de abrir a licitação de contrato da empresa, o poder público trabalha na elaboração do Termo de Referência, em que vai constar o valor máximo cobrado e o tempo médio em que os condutores poderão estacionar”, explica Costa.

Com prazo para ser encerrado no fim deste mês, o Termo de Referência já tem algumas definições. Entre elas o valor cobrado para estacionar que será de R$ 1,60 a hora, podendo os motoristas optar por estacionar pelo período de meia hora e sendo duas horas o tempo limite para permanecer na vaga.

Além disso, serão criadas vagas rápidas em locais de bastante fluxo, nas quais os condutores poderão estacionar de 15 a 20 minutos sem precisar pagar pela vaga. “Trabalhamos há um bom tempo para encontrar um formato economicamente viável para o município em virtude dessa terceirização. São muitos fatores técnicos e jurídicos que precisávamos alinhar e agora está tudo certo. O projeto também foi apreciado pela Câmara de Vereadores, que teceu suas sugestões. Da parte do prefeito Milton Schmitz, a maior orientação foi para mantermos o valor mais baixo possível”, salienta o secretário.

Cobertura do novo sistema

O novo estacionamento rotativo iniciará na rua Rio Branco e seguirá em direção ao Centro até a Rua Antonio José Barlette. “Será muito parecido com o que temos hoje, apenas algumas quadras a mais serão incrementadas na nova proposta”, destaca Dêninson.

Venda das cartelas

Os pontos de venda da cartela do estacionamento serão todos mantidos. Nesse quesito, o que ocorre é o acréscimo de outros meios de compra e pagamento, como a venda direta com os fiscais nas ruas ou por um aplicativo que ofertará as vendas online. “A compra pelo aplicativo trará bastante comodidade aos motoristas, porque eles não precisarão nem sair de casa. Basta credenciar a placa do veículo no aplicativo de celular e efetuar o pagamento via cartão de crédito ou boleto. Tudo de forma prática e funcional”, enumera o secretário.

Criação de empregos

A partir do momento em que a empresa vencedora da licitação passar a atuar em Carazinho, a estimativa do poder público municipal é de que sejam criadas mais de 20 novas vagas de trabalho no município.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027