Geral

Curso ensina a dirigir economizando

Autor: Alessandro Tavares
Curso ensina a dirigir economizando
Foto: DM/Alessandro Tavares

Proposta da Escola dos Motoristas do Sest Senat tem aperfeiçoado a prática de profissionais em guiar com segurança e dirigir economizando combustível. As inscrições estão abertas é o curso é gratuito

Com a construção da unidade própria do Sest Senat em Carazinho, próximo da BR 285, pela primeira vez o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) está ofertando até o final do ano 60 vagas para o projeto Escola de Motoristas Profissionais.

A intenção do curso, que é gratuito, é promover a capacitação e a atualização de condutores habilitados nas categorias D e E. A primeira turma com 13 alunos foi iniciada na semana passada e está aperfeiçoando os conhecimentos práticos dos condutores já habilitados para o transporte de passageiros.

De acordo com o instrutor do curso Marcos Minuzzo, a proposta é dividida em aulas teóricas e práticas e a segunda turma para o curso de transporte de passageiros está com inscrições abertas. “O objetivo é qualificar os profissionais que já estão no mercado de trabalho e aqueles que ainda não estão. O mercado tem dado preferência para quem já está qualificado e a Escola do Motorista é uma oportunidade gratuita. Aqui, os motoristas aperfeiçoam sua condução de modo seguro e econômico”, comenta Minuzzo.

De acordo com o instrutor, cada vez mais as empresas do setor de transporte se atém aos custos e à diminuição dos riscos de modo que na forma de guiar o condutor pode colaborar com a diminuição do consumo de combustível e no desgaste da máquina. “Tem motoristas que a cada troca de marcha dão uma beliscada desnecessária no acelerador, e isto é consumo. Dependendo da quilometragem que se faz, um veículo chega a trocar de marcha 500 vezes durante o dia. Há empresas que têm frotas grandes, e que somados estes consumos desnecessários, embora pequenos individualmente, ao final do ano há empresas que poderiam comprar um ônibus novo com tais despesas”, revela o instrutor.

Recomendações

Ele destaca que, além do combustível, as manobras feitas de forma e em tempo errado também geram desgastes de peças e componentes dos veículos, como a caixa de marchas e freios. Na parte prática das aulas da Escola do Motorista são realizadas instruções mediante a realização de manobras que ocorrem em percursos montados no pátio da unidade do Sest Senat e também com horas/aulas de circulação nas rodovias. “Ao final da parte prática do curso, a postura do motorista é diferente. No início eu deixo eles dirigem do jeito deles. Depois mostramos o jeito econômico de conduzir. O mercado de trabalho quer eficiência. Saber conduzir com segurança não é mais o suficiente. As empresas querem profissionais que guiem com segurança, mas com economia, preservando o veículo”, diz o instrutor. De acordo com Minuzzo, a maioria dos alunos da primeira turma fizeram a carteira profissional recentemente e buscam colocação no mercado de trabalho.

Mulheres no volante

Dentre os 13 alunos da primeira turma da Escola dos Motoristas, umas das matrículas é de uma mulher. Segundo o instrutor Marcos Minuzzo, embora existam muitas empresas que ainda não abriram a possibilidade de ter mulheres no volante dos veículos pesados, a tendência é de crescimento da participação feminina no segmento de transporte. “A mulher é geralmente mais sensível e cuida mais. A condução da mulher é sim diferente e precisamos inserir as mulheres cada vez mais neste mercado de trabalho”, diz Minuzzo.

Embora no Centro de Formação de Condutores (CFC) em que trabalha Micheli Schuster seja instrutora em veículos de passeio, na Escola de Motoristas Micheli é aluna. Ela afirma que se interessou em se qualificar quando soube da possibilidade. “Era uma oportunidade de qualificação. No veículo de transporte de passageiros não tinha experiência de estrada e a iniciativa do Sest Senat é uma possibilidade para isso. Por hora, minha intenção é de qualificação, mas também não descarto que daqui a pouco seja uma opção profissional”, comenta Micheli.

Escola de Motoristas Profissionais deve ser mais frequente

De acordo com a coordenadora de desenvolvimento profissional do Senat, Graciele Kemmerich, por mês, em média, cerca de 300 pessoas têm realizado cursos e capacitações junto à unidade e a carga horária de aulas aplicadas no mês chega a 12 mil horas.

Ao todo, no portfolio local constam 76 cursos ofertados, porém, na unidade de Carazinho, segundo a coordenadora, os mais demandados são os cursos de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP); transporte de cargas indivisíveis; transporte coletivo; transporte escolar, e transporte de emergências.

De acordo com a coordenadora, a turma que está em formação teve 15 inscritos, porém destes, dois não compareceram às aulas. A segunda turma para transporte de passageiros deve iniciar na segunda quinzena deste mês e em seguida as turmas de carreta serão iniciadas.

Segundo a coordenadora, para este ano são 60 vagas, mas a tendência é de que a Escola dos Motoristas passe a ser inserida de forma contínua nas programações do Sest Senat na cidade.


 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027