Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Cultura

Cantata Natalina traz a bondade como tema

Autor: Édson Coltz - Rebecca Mistura
Cantata Natalina traz a bondade como tema
Foto: Édson Coltz/DM

Passo Fundo e Carazinho recebem novamente um dos maiores espetáculos natalinos da região ente novembro e dezembro

O Natal parece distante, mas nos preparativos que antecedem a Cantata Natalina o espírito de fim de ano já está presente. O lançamento da 12ª edição do evento aconteceu hoje (13), e estará novamente em Passo Fundo e Carazinho como um dos maiores espetáculos natalinos da região. Os quatro dias de apresentação terão como tema central a Bondade. Todos os anos, a Cantata é marcada por um tema que relembre as virtudes que acompanham o Natal. Na última edição, por exemplo, o tema foi a Ternura.

A irmã Antônia Nogueira é a coordenadora do evento nesse ano e conta que uma das intenções do tema é fazer uma alusão aos 95 anos da missão das irmãs Notre Dame na cidade. “A gente traz isso como a bondade de Deus e a bondade da população que nos acolheu”, explica. A Cantata traz, junto ao tema, um lema, que ajuda a orientar as ações realizadas pelo projeto. A célebre frase “Oh! Quanto é Bom o Bom Deus!”, proferida pela Santa Júlia Billiart, fundadora da Congregação Notre Dame, é o lema dessa edição.

Esse ano, a primeira apresentação acontece no dia 17 de novembro em Passo Fundo, seguida da apresentação em Carazinho, no dia 24, e depois novamente em Passo Fundo, nos dias 1º e 08 de dezembro. Os espetáculos contarão com artes cênicas, canções e o tradicional espetáculo de fogos de artifício. Antônia explica uma novidade na organização desse ano: o evento foi aprovado na Lei Rouanet, o que futuramente vai resultar em ainda mais investimento na estrutura e alcance das ações filantrópicas.

A Lei Rouanet é uma lei de captação de recursos destinados ao incentivo à cultura. As pessoas ou instituições que desejam ter um projeto patrocinado pelas doações feitas através da Lei devem apresentar um projeto seguindo uma série de exigências. Uma vez aprovado, qualquer pessoa ou empresa pode realizar doações para auxiliar na sua realização. “O projeto da Cantata é um projeto que temos ao longo dos anos para que possamos realmente aproveitar essa lei”, explica Antônia. “O nosso projeto cultural atinge muitas pessoas e por isso foi aprovada pelo governo”. Esse ano, a estrutura ainda não passará por muitas mudanças, uma vez que, aprovado o projeto, é necessário buscar os patrocinadores, mas a irmã comenta que nas edições futuras já será possível observar o fruto dos novos recursos.

Datas da Cantata Natalina

17 de novembro em Passo Fundo
24 de novembro em Carazinho
1º e 8 de dezembro em Passo Fundo

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027