Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Região

Biblioteca Pública de Tapera promove ações de incentivo à leitura

Autor: Redação Diário da Manhã
Biblioteca Pública de Tapera promove ações de incentivo à leitura
Foto: Divulgação

Através do projeto Café com Leitura, a comunidade é convidada a debater diversos assuntos a partir das obras literárias disponíveis na biblioteca

Anderson Favero

[email protected]

A Biblioteca Pública Municipal de Tapera, com o intuito de incentivar a leitura no município, desenvolve desde 2012 o projeto Café com Leitura. Através dele, a comunidade é convidada a ir até a biblioteca para debater conteúdos a partir dos livros disponíveis no local. Dessa maneira, a cada início de ano, em janeiro, são definidas as 12 obras que serão apresentadas no decorrer do ano, sendo uma por mês.

- Temos obras muito interessantes na biblioteca e que rendem discussões acerca de vários temas, então, a pessoa lê o livro e, através do projeto, ela tem a oportunidade de falar sobre a obra, o autor e propor debates a partir disso. Tudo ocorre de uma forma bastante espontânea aqui mesmo na biblioteca. E o projeto tem sido um sucesso, haja vista o tempo em que ele é desenvolvido e a boa participação do público – pontua Luísa Maristela Soares, coordenadora do biblioteca.

Nesse contexto, os encontros ocorrem na terceira quarta-feira de cada mês. Na semana passada, por exemplo, o  livro “A Guerra que salvou a minha vida”, da autora Kimberly Brubaker Bradley, foi apresentado pela contadora de histórias Márcia Kumpel e pela própria Luísa Maristela Soares.

A obra conta a história de Ada, uma menina de 10 anos, que nasceu com o pé torto e é torturada física e psicologicamente pela mãe. Quando a cidade de Londres passa a ser o alvo dos bombardeios de Hitler, as crianças são evacuadas para fazendas no interior. Com isso, Ada vê a possibilidade de fugir de casa em busca de uma vida melhor para ela e o irmão caçula Jamie.

O livro está disponível para empréstimo no local. “Há meses em que o leitor não quer apresentar o livro, então, ele repassa para nós a tarefa e o encontro acontece do mesmo jeito. Dessa maneira, toda vez que uma obra é apresentada, acaba gerando interesse por parte dos ouvintes. Além disso, faz com que a comunidade também utilize o espaço da biblioteca”, comenta Luísa.

O próximo Café com Leitura está marcado para 15 de agosto, com apresentação do livro Os Bons Amigos, de Hannah Kent.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027