Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Educação

Conhecimento que se renova

Autor: Isabella Westphalen
Conhecimento que se renova
Foto: DM/Isabella Westphalen

O Congresso Nacional de Educação da Smec é realizado todos os anos na busca de reunir os professores da rede municipal e debater sobre diversos temas que permeiam o universo acadêmico. Na edição deste ano, as pautas foram de inclusão a aplicação da Base Nacional Comum Curricular

Em constante mudança, a educação requer cada vez mais a atenção e dedicação dos profissionais atuantes nessa área. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) promoveu no início desta semana, o Congresso Nacional de Educação, buscando capacitar os professores da rede municipal, empoderando-os com conhecimento e espaço para troca de ideias e experiências.

Durante toda a segunda (16) e terça-feira (17), cerca de 450 educadores estiveram reunidos nos auditórios da Ulbra Carazinho, ouvindo palestras de profissionais que transmitiram conhecimentos sobre transposição didática, ou seja, trabalhando o que está longe na realidade de cada aluno, aliando a teoria e a prática. Também sobre os novos paradigmas educacionais, inclusão e diversidade, desenvolvimento infantil e cognição. A aplicação da Base Nacional Comum Curricular também foi um dos principais temas debatidos na ocasião.

Segundo a secretária adjunta da Smec, Lucimara Monteiro, o Congresso é uma oportunidade de reunir todos os educadores da rede e refletir os métodos utilizados até então. “A educação é um objetivo que teria que ser de todo mundo, porque quando se tem uma meta em comum, o trabalho se fortalece”, refletiu Lucimara, que afirma que, após o conhecimento adquirido, é momento de trabalhar nas escolas com professores, direção e também os pais, fortalecendo laços pela educação.

Aprendizado

A partir da reflexão sobre o que foi aprendido no Congresso, cada escola vai alinhar o pensamento e reestruturar o trabalho, buscando sempre o aprimoramento. De acordo com Lucimara, é importante que a teoria e a prática sejam aliadas no dia a dia dos alunos, para isso o currículo educacional tem que encarar os paradigmas educacionais.

- Nós somos professores do século 20, trabalhando com alunos do século 21 e temos escolas do século 19, então, temos que lidar com isso. Não basta o professor ter uma sala de aula com alta tecnologia, sendo que a metodologia de ensino segue a mesma, é preciso rever isso – salientou a secretária adjunta, que reconhece que se trata de um desafio, porém, a equipe é preparada para isso.

Sobre a questão da inclusão e o entendimento do desenvolvimento infantil e cognição, a secretária adjunta reforça a importância de tratar sobre esses conhecimentos, tendo em vista que só vem a ajudar em sala de aula. “O quão importante é o papel do professor, em estar atento e observando as diferenças que existem em cada criança para trabalhar isso individualmente e não só no coletivo”, ressaltou Lucimara.

Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica. De acordo com a coordenadora do departamento pedagógico da Smec, Janecir Marcon, a Base é o referencial de currículo para todas as escolas, sejam municipais, estaduais ou particulares, dizendo sobre o que os alunos devem aprender e quais as aprendizagens essenciais.

Homologada em dezembro do ano passado, a versão final da BNCC deve ser aplicada, portanto, nas escolas. “Agora temos esse compromisso, de organizar a base para a nossa rede, dando início aos estudos, compreensão do que é uma base curricular para os nossos professores, gestores e profissionais envolvidos com a educação”, explicou Janecir, que ressalta também que a proposta da Base é que o ensino seja feito através das competências e habilidades dos alunos, para que se consiga um resultado melhor.

Para ensinar sobre a Base e tirar dúvidas, a Smec trouxe para o Congresso a palestra da professora Suzi Capulo, que trabalha na FAMURS, e, segundo Janecir, trabalha efetivamente com isso. “Ela trouxe para nós o que é a BNCC, como é o estudo através das competências e habilidades, quais as metodologias, formas de avaliação, enfim, ela veio nos ensinar”, complementou a coordenadora, que acredita que quando se trata de mudança é preciso não somente o conhecimento, é necessário trabalhar a habilidade de colocar em prática o que foi ensinado. “É preciso comprometimento não só dos professores e pais, mas da comunidade em geral, porque a escola sozinha não faz a educação”, salientou a coordenadora.

Envolvimento

Para a professora Fernanda Patricia Nunes, que participou do Congresso, a oportunidade é importante, para que os professores possam se atualizar e buscar novas informações em suas áreas, principalmente tentando usar a tecnologia ao seu favor. “Eu trabalho com crianças de quatro anos e percebo o quanto é difícil fazer uma atividade que tenha a concentração das crianças, leva tempo. Então, lidar com isso, usar a tecnologia a nosso favor, também é algo que precisamos aprender”, relatou Fernanda, que acredita que a educação deve ser pensada em conjunto.

A professora Odete Siqueira, que trabalha na EMEI Loreno Graeff, concorda que um dos maiores desafios atualmente é “vencer” a tecnologia em sala de aula e acredita que, momentos como o Congresso, são oportunos para debater esse tipo de questão também. “Nós como professores precisamos estar atualizados também, para suprir isso, com essas crianças que chegam cada vez mais estimuladas e informadas. O professor precisa estar bem informado também”, comentou Odete.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027