Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

A decisão da tarifa de ônibus passa por eles

Autor: Matheus Moraes
A decisão da tarifa de ônibus passa por eles
Foto: Matheus Moraes / DM

Conselho Municipal de Transportes (CMP), que solicitou prorrogação para análise de propostas de alteração da tarifa de ônibus, é responsável pela representação da comunidade sobre decisões envolvendo o serviço público

A discussão sobre um possível reajuste da tarifa do transporte público de Passo Fundo seguirá, pelo menos, até o fim do mês, conforme solicitação do Conselho Municipal de Transportes (CMT). O setor é parte fundamental do processo em que pode culminar em um novo aumento do valor da passagem dos coletivos da cidade. Mas para entender o seu papel, é necessário compreender que ele possui, por trás da sigla, 16 entidades passo-fundenses que analisam todas as mudanças no que envolve o transporte municipal.

Ao todo, o CMT conta com entidades representativas de diferentes segmentos da sociedade: dos estudantes, representados por meio de Diretório Central de Estudantes (DCE), da Câmara de Vereadores, de secretarias governamentais, empresários e até mesmo da segurança pública, como a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todas essas entidades têm espaço para dar voz nas decisões sobre o que acontece no transporte da cidade. O Conselho existe desde 1973.

De acordo com o presidente do CMT, Cristiam Thans, que também é secretário municipal de Transportes e Serviços Gerais, o grupo tem a competência de apresentar um parecer sobre projetos ou medidas que busquem coordenar as atividades de permissionários ou concessionárias que explorem o serviço de transporte coletivo da cidade. “A ideia é dar uma representatividade para a comunidade através de um representante para cada segmento. Ele aconselha a administração em relação ao transporte. É um conselho consultivo, não deliberativo. Quando se fala de transportes na cidade, deve sempre passar pelo Conselho”, afirma.

O Conselho trata, também, sobre ações que envolvam o serviço de táxi, de aplicativos de transporte privado, além de motoboys. “Tudo que se refere a transporte deve passar por nós. Quando tem aumento de tarifa, mudança da legislação, alguma mudança de atendimento”, completa Thans. No caso atual, em que as empresas de ônibus de Passo Fundo apresentaram proposta de reajuste que chega a R$ 3,94, o CMT solicitou um período de 15 dias para entregar as informações a todas entidades que representam o conselho. “Vamos levar esses dados, para que se analise se o valor está de acordo. O próximo passo, depois, é fazer uma reunião e chegar num consenso. O Conselho pode indicar um novo valor ou entender que o valor solicitado pelas empresas esteja de acordo”, finaliza o presidente do CMT. Após o resultado do CMT, a proposta ou contraproposta será encaminhada ao gabinete do prefeito, que dará o veredito sobre um reajuste ou não da tarifa de ônibus.

Entidades que contemplam o CMT

Associação dos Engenheiros e Arquitetos, Diretório Central de Estudantes (representado pela Faculdade João Paulo II), Secretaria Municipal de Obras, União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo (Acisa), Brigada Militar, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Gerais, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria de Educação do Estado, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Passo Fundo (Sindiurb), Simpasso Sindicato Servidores Municipais De Passo Fundo (Simpasso), representante de uma instituição de Ensino Superior (atualmente a titularidade é da Imed).

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027