Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Esportes

Sucesso na Ultramaratona dos Perdidos

Autor: Kleiton Vasconcellos
Sucesso na Ultramaratona dos Perdidos
Foto: Arquivo Pessoal

Dois passo-fundenses encararam o desafio de correr por 25km na Serra do Mar, no Paraná. Ao final, vitória para Caroline Schmidt

Já pensou encarar um desafio de 25km, subindo e descendo montanhas, correndo em um terreno pedregoso e sem assistência? Pois no último final de semana, cerca de mil atletas das mais variadas regiões do Brasil resolveram participar da Ultramaratona dos Perdidos, que ocorreu na cidade paranaense de Tijucas do Sul. Entre todos estavam dois corajosos passo-fundeses, Caroline Schmidt e Felipe Hermes.

A ultramaratona valia pontos para o ranking, aumentando a possibilidade de participação em provas como a Mont Blanc, que ocorre na cidade francesa de Chamonix. Também por isso havia um número grande de corredores profissionais. “O nível técnico era muito alto, com profissionais competindo” diz Hermes. Somando, havia outra dificuldade: o terreno. “A altimetria (desnível) era de 1.695m. Muita subida, muito barro e lama, em montanhas” aponta Schmidt.

Por isso, o tempo obtido e o resultado alcançado surpreenderam a atleta. “Foi com imensa surpresa a nossa colocação e o nosso resultado. Fiquei em 4º geral nos 25km e em 1º na categoria 40-49 anos. Aqui em Passo Fundo a gente não tem esse tipo de terreno de montanha. Aqui é mais plano. Lá pega toda a Serra do Mar” afirma Schmidt.

Quanto à prova em si, a largada ocorreu às 8h, com limite até às 14h para fazer a prova, sob pena de desclassificação. Caroline Schmidt completou os 25km em 3h51min e Felipe Hermes marcou 4h20min. Cada atleta precisava levar a própria água. “Era algo que a gente tinha que controlar muito, calcular mesmo o consumo de água” completou o atleta.

A participação também foi memorável pelo fato de que eram poucos gaúchos e gaúchas na disputa. Conforme a passo-fundense, “fizemos 1,2mil km para ir e voltar da competição. Ao todo, era cerca de mil participantes somando as quatro provas – 13km, 25km, 45km e 100km. É uma prova muito técnica. Como é trilha, se você se machucar, não vai ter socorre imediato. Então, você tem que ver bem onde vai pisar, por exemplo, para não torcer o pé”.

Treinos

Como já citado, Passo Fundo não tem um terreno que pudesse ser equiparado a Tijucas do Sul. Por isso, os treinos não foram determinantes. “Na verdade, a gente treina no asfalto. Por isso, tivemos o resultado expressivo. Aí é muito mais a força de vontade e determinação que te levam a completar a prova” expõe Caroline Schmidt.

Próxima

Passado o desafio dos Perdidos, a dupla já tem uma nova prova em mente. É o Idomit, que ocorre em Bombinhas, Santa Catarina, no mês de outubro. “Vamos batalhar nos treinos para cumprir essa nos 50km” finaliza a corredora.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027