Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Saúde

Demanda é maior que a oferta de Ritalina em Carazinho

Autor: Isabella Westphalen
Demanda é maior que a oferta de Ritalina em Carazinho
Foto: DM/Isadora Stentzler

Na rede municipal, a Farmácia Básica dispõe de 2.100 comprimidos, e na rede privada, somente uma farmácia dispõe do medicamento na cidade

Desde o início do ano já existem relatos da falta de Ritalina no mercado farmacêutico. Em Carazinho, a situação também não é das melhores para quem é usuário do medicamento – que é tarja preta e precisa de uma receita especial para adquiri-lo – pois, na rede pública, na qual a Ritalina só vem através de processos administrativos e judiciais, também estava em falta, até o dia 13 deste mês, quando, segundo a farmacêutica coordenadora da Farmácia Básica, Gabriela Araújo, um lote de 2.100 comprimidos foi recebido.

- A nossa demanda é de 2.340 comprimidos, então, esse recebimento ajuda, mas não supre – afirmou Gabriela, que relata que essa falta prejudica principalmente as crianças que contam com o remédio para controlar deficit de atenção ou hiperatividade. “O estado está mandando o medicamento, mas eu também trabalho na rede privada, onde a preocupação é maior, pois na maioria das farmácias não tem o medicamento, talvez só em uma”, ressaltou a coordenadora, que acredita que nunca é bom interromper um tratamento, pois isso vai gerar alguma consequência.

Ao contatar as principais farmácias privadas da cidade somente em uma delas hoje existe a disponibilidade do medicamento, porém, há o desabastecimento completo nas outras e sem previsão de chegada. “A procura maior é pela Ritalina de 10mg, faz uma semana que isso normalizou, que voltamos a ter estoque e a procura é bem grande”, relatou uma atendente da Farmácia Panvel.

Não é a primeira vez

De acordo com Gabriela, essa situação de escassez do medicamento já aconteceu antes. No ano passado, por exemplo, a farmacêutica relata que a situação foi pior, pois o Estado ficou de dois a três meses sem distribuir o remédio. “Foi nessa mesma época, só voltamos a receber no final de setembro, foi bem complicado, porque daí não tinha mesmo na rede pública”, salientou a coordenadora.

Sobre essa falta que está havendo agora, Gabriela ressalta que buscou saber o que poderia estar acontecendo e encontrou o comunicado de que a Novartis, laboratório até então responsável pela distribuição da Ritalina, estaria transferindo esse e mais 15 medicamentos para outro laboratório. “Acredito que o atraso é por isso, por essa transição, enfim. Em agosto nós receberemos mais um lote de medicamentos, porém, não temos como saber com antecedência se a Ritalina virá novamente”, afirmou a coordenadora.

Processo

Na rede pública, quem entra com o processo para aquisição da Ritalina, conforme Gabriela, geralmente são pessoas de baixa renda. Sendo assim, quem consegue a autorização, o Estado manda. “De qualquer forma, não recebemos o suficiente para suprir a demanda, mas a coordenadoria tenta mandar o mais próximo possível disso”, comentou a coordenadora.

Para quem recebe o medicamento via Farmácia Básica, é preciso que entre em contato para saber se o medicamento já pode ser retirado. Segundo Gabriela, sempre que os pacientes vão buscar, já saem com a data aproximada da próxima vez que, talvez, o medicamento possa chegar.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027