Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Política

Região soma nove candidatos na corrida eleitoral

Autor: Daniel Rohrig
Região soma nove candidatos na corrida eleitoral
Foto Divulgação / EBC

A cidade de Passo Fundo detém nove candidatos confirmados pelos partidos. O PDT confirmou o vereador Márcio Patussi para concorrer a deputado federal e o ex-prefeito, Airton Dipp, para deputado estadual. Dois nomes concorrem para o cargo de deputado estadual pelo PSD, com Antony Andreolla e o ex-reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza.  O PSB terá o vereador Saul Spinelli como candidato a deputado federal e Beto Albuquerque para o Senado. O PR lançou Valdecir Gomes Almeida para concorrer a deputado estadual pela sigla. O professor Celso Dalberto vai concorrer ao cargo de deputado federal pelo PSOL. Ainda, o PV confirmou a candidatura de Adriana de Costa  para deputada estadual. Carazinho ainda não possui nenhuma candidatura aprovada, mas concentra seis pré-candidatos até o momento.

Outros 12 nomes ainda são cotados como pré-candidatos por Passo Fundo e dependem de convenções partidárias para a efetivação. Para a Assembleia Legislativa do RS, Mariniza dos Santos (PT), Mateus Wesp (PSDB), Evandro Zambonato (PSDB), Juliano Roso (PCdoB), Gilberto Capoani (MDB), Evendro Meirelles (PTB) e Eduardo Peliciolli (Podemos) são apresentados como pré-candidatos. A cidade concentra ainda as pré-candidaturas de Alex Necker (PCdoB), Eloi da Costa (MDB), Rodinei Candeias (PP) e Cajar Nardes (Podemos) para a Câmara Federal. O PSTU tem Marli Schaule como pré-candidata ao Senado. Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com o PRB, PRTB e o PSC. O PTC, DEM, PPS e SD informaram que não apresentaram candidaturas pela cidade nestas eleições.

Governo do Estado
De acordo com o TSE, apenas Roberto Robaina (PSOL) está oficializado como candidato ao Governo do RS. A corrida eleitoral gaúcha conta como pré-candidatos Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Miguel Rossetto (PT), o atual governador, José Ivo Sartori, Mateus Bandeira (Novo), Luiz Fernando Portella (PMB), Júlio Flores (PSTU) e Abgail Pereira (PC do B). A pré-candidatura de Luis Carlos Heinze (PP), no entanto, ainda é discutida após a então pré-candidata ao Senado pela sigla, Ana Amélia Lemos, ter aceito ser vice na chapa majoritária de Geraldo Alckimin (PSDB). A proposta da sigla seria lançar Heinze para o Senado no lugar de Ana Amélia, mas algumas esferas da legenda ainda não haviam se decidido sobre a articulação.

Presidência da República
Na reta final das convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram sete candidatos a presidente da República, e mais oito nomes devem ser aprovados neste sábado (4). A escolha dos candidatos à vice-presidência ainda mobiliza os esforços das principais legendas. Até o fechamento desta edição, cinco chapas estavam completas. O PSOL vai disputar a eleição presidencial com Guilherme Boulos e Sonia Guajajara, em uma aliança com o PCB. Já o PSTU lançou uma chapa puro-sangue: Vera Lúcia e Hertz Dias. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB, anunciou que terá como companheira de chapa a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). Henrique Meirelles foi oficializado como candidato a presidência pelo MDB. Também confirmados na corrida ao Planalto estão os candidatos Ciro Gomes (PDT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Jair Bolsonaro (PSL) e José Marua Eymael (DC). Marina Silva (Rede) anunciou aliança com o PV e Eduardo Jorge como vice na chapa. Álvaro Dias (Podemos) terá como vice o até então presidenciável, Paulo Rabello de Castro, do PSC. Levy Fidélix (PRTB) e João Amoêdo (Novo) também devem ser homologados pelas respectivas siglas até domingo.

Nenhuma candidatura oficializada em Carazinho

Alessandro Tavares
[email protected]

Até a tarde dessa sexta-feira (3), a plataforma eletrônica do TSE indicava que para o pleito eleitoral haviam sido computados, no Rio Grande do Sul, os registros de uma candidatura ao governo do estado, duas candidaturas ao Senado, 37 de candidatos a deputado federal e 26 de deputado estadual.

No entanto, segundo o sistema, nenhuma das candidaturas efetivadas era de concorrentes com domicílio eleitoral em Carazinho.   De Carazinho são esperados os registros de ao menos seis candidaturas, parte delas ainda depende de convenções partidárias a serem realizadas até este domingo (5).

Dentre os nomes com pré-candidaturas a deputado federal previstas estão Márcio Biolchi (MDB), Ronaldo Nogueira (PTB) e Celso Morais (PSL). Para a Assembleia Legislativa, Maria Luiza Locatelli (PSL), Acácio Souza (PDT) e Kátia Soares Alberti (PRB) também são pré-candidatos.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027