Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Política

Inicia nesta quarta-feira o julgamento do prefeito afastado de Não-Me-Toque

Autor: Anderson Favero
Inicia nesta quarta-feira o julgamento do prefeito afastado de Não-Me-Toque
Foto: DM/Arquivo/Reprodução

Armado Carlos Roos terá que se defender, diante dos nove vereadores do município, das acusações de assédio sexual que teriam sido praticadas contra duas servidoras no ano passado

Nesta quarta-feira (8), às 13h30min, na Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, terá início o julgamento do prefeito afastado Armado Carlos Roos. Ele é acusado dos crimes de assédio sexual contra duas servidoras do município.

O processo instaurado pela Câmara de Vereadores, através de uma comissão processante, ainda em maio, teve diversas etapas. A última delas aconteceu na manhã desta terça-feira (6), quando os três vereadores que compõem a comissão fizeram a leitura do relatório e, em seguida, pelo placar de dois votos favoráveis e uma abstenção, decidiram pela continuidade do processo.

- Ontem ocorreu o que chamamos de etapa final, quando a comissão processante fez a leitura do relatório, que contém os depoimentos das vítimas e as alegações de defesa e acusação, e votamos pela continuidade do processo - explica o vereador Carlos Alberto Bacher, que preside a comissão processante.

Na etapa de ontem, além do vereador Carlos Alberto Bacher, que votou pelo prosseguimento do processo, também participaram os vereadores Alberto Maurer (relator), que também votou pelo prosseguimento, e Charles Morais (membro), que se absteve da votação.

Com isso, a partir de hoje, ocorrerá a sessão extraordinária de julgamento de Roos. E a expectativa é que ela se estenda até a sexta-feira (10). “Inicialmente, iremos fazer a leitura do processo, que contém em torno de 600 páginas. Em seguida, cada um dos nove vereadores do município terá 15 minutos para fazer suas considerações. Na sequência, defesa e acusação terão mais duas horas para se pronunciarem, ocasião em que o prefeito afastado poderá falar dentro do tempo limite estipulado para sua defesa. Por conta de toda essa programação, acredito que somente na sexta-feira iremos dar por encerrado o julgamento”, complementa o vereador Carlos Alberto Bacher.

Assim que todas as partes se pronunciarem, ocorre o voto aberto pela cassação ou não de Roos. Logo após, a comissão processante terá um prazo de cinco dias para levar o resultado até a Justiça Eleitoral, que determinará a sentença. A população poderá acompanhar a sessão de julgamento, já que ela é pública e aberta à comunidade.

Defesa de Roos

A pedido do Ministério Público (MP), o Poder Judiciário de Não-Me-Toque afastou Armando Carlos Roos de suas funções ainda no dia 13 de julho. Desde então, sua defesa encabeçada pelo advogado Luiz Paulo Morais Malaquias vem trabalhando para provar sua inocência.

Na tarde de ontem, a reportagem do Grupo Diário tentou novamente contato com Malaquias para ouvir a posição de Armando sobre o caso. Entretanto, o advogado se encontrava ausente de seu escritório. Na ocasião, a secretária do escritório informou, ainda, que não havia outra pessoa que pudesse falar à reportagem.

Relembre

Armando Carlos Roos foi denunciado pelo Ministério Público à Justiça pelos crimes de assédio sexual, importunação ofensiva, abuso de autoridade de perturbação do sossego. Por conta disso, o promotor responsável pela denúncia pediu o afastamento do chefe do executivo municipal.

O primeiro assédio teria ocorrido em março de 2017 e o segundo em junho do mesmo ano. As acusações de assédio sexual, no entanto, tornaram-se públicas somente em abril deste ano quando passou a circular na internet um vídeo gravado por uma das funcionárias que teria sofrido o assédio. A situação mostrada na gravação aconteceu dentro do próprio gabinete do prefeito.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027