Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Política

350 pessoas em falta com o Cartório Eleitoral

Autor: Isabella Westphalen
350 pessoas em falta com o Cartório Eleitoral
Geison Menegaz é o chefe do Cartório Eleitoral (Foto: DM/Arquivo)

580 pessoas foram chamadas para exercer o papel de mesários nas Eleições deste ano, porém, somente 230 foram retirar a carta no Cartório Eleitoral

O Cartório Eleitoral de Carazinho é responsável por captar os mesários de Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Coqueiros do Sul, Chapada e Almirante Tamandaré, para os quais irão oferecer cursos preparatórios para que exerçam a função no dia das Eleições. O treinamento em Carazinho está marcado para o dia 11 de setembro, porém, somente 230 pessoas já assumiram a responsabilidade de desempenhar a função de mesário, ainda faltam 350.

- Quem não veio até nós vamos ter que ir atrás. Mandamos pelo Correio, no endereço que temos registrado, mas nem sempre está correto. Caso a carta não chegue, temos que ir na casa dessas pessoas – relatou o chefe do Cartório Eleitoral Geison Luis Menegaz, que ainda frisa que é preciso correr contra o tempo, devido ao cronograma dos cursos.

No dia 4 de setembro irá acontecer o curso para os mesários em Santo Antônio do Planalto, no dia 5 em Coqueiros do Sul, dia 6 em Chapada, nos dias 11,12,13, 18 e 19 em Carazinho, e por fim, no dia 25, em Almirante Tamandaré do Sul. “É tudo nossa responsabilidade. Em Carazinho tem que ter mais dias de treinamento pelo número de seções que temos. Não tem como colocar todas as pessoas num dia só, por isso dividimos em turmas”, salientou Menegaz, que também explica que em cada seção ficam quatro pessoas.

- O mais importante é orientar sobre o caderno de votação, onde são colhidas as assinaturas de quem não tem a biometria ainda, pois aqui em Carazinho o voto será híbrido, das duas formas – explicou o chefe.

E se não encontrarem todos os mesários?

Segundo Geison, normalmente todos os mesários são encontrados, mas, caso faltem pessoas, existe um cadastro reserva de voluntários que se disponibilizaram a exercer a função na data, em caso de desistência ou outros problemas. “Em último caso, temos a previsão legal, quem estiver de presidente da mesa pode convocar alguém da fila no dia da votação. Ele tem essa autoridade, mas é difícil acontecer, porque a pessoa não está preparada, é um inconveniente”, afirmou Menegaz.

O curso que a equipe do Cartório oferece é sobre os procedimentos no dia da Eleição (o primeiro turno está marcado para 7 de outubro), como identificar a pessoa, para ver se quem está votando é realmente a pessoa do documento. “Enfim, eventualmente acontecem coisas diferentes, mas, normalmente, é como já estamos acostumados”, relatou Menegaz, que ressalta que nunca passou por nenhuma situação de fraude e relembra aos eleitores que não adianta ir votar somente com o título de eleitor, é preciso um documento com foto junto e as seções funcionam das 8h às 17h.

Novidade

Na mesa de cada seção ficam o presidente, dois mesários e o secretário, porém, neste ano, a novidade é que se tiver segundo turno fica um a menos na mesa, segundo Menegaz, provavelmente o segundo mesário ou o secretário, por causa da contenção de gastos. “No dia, cada mesário ganha só um vale alimentação. Depois, o dia de trabalho na Justiça Eleitoral dá direito a dois dias de folga, está previsto em lei, mas isso é combinado com o empregador”, frisou o chefe.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027