Diário da Manhã

Eleições

Democracia: a razão que move a cobertura jornalística

Autor: Redação Passo Fundo

“Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder”. A definição de democracia talvez tenha no processo eleitoral sua maior representação prática. É no momento que o eleitor digita os números de seu candidato na urna eletrônica que ele se transforma num agente com a força de interferir nos rumos da sociedade onde vive. Até chegar a esse ponto, com a escolha já feita, ele acompanhou por meses as ações dos candidatos através das campanhas e as notícias relacionadas a fatos políticos que o dotaram de conhecimento para construir sua própria opinião. Para contribuir com esse processo informativo, diariamente o Grupo Diário da Manhã vem disseminando, através de diferentes plataformas, reportagens que mais do que informar buscaram suscitar o debate e colaborar com o senso crítico do leitor, ouvinte e internauta.

Para o diretor Executivo do Grupo Diário da Manhã, Rogel Mello, o veículo de comunicação precisa se portar como aliado da população e repercutir o que é de interesse comum “sempre preocupado com a divulgação de informações qualificadas e com a agilidade que o público atual exige. Por isso, em momentos como esse, de eleições, há sempre grande mobilização da equipe que atua no Grupo”, frisa.

Esse é o mesmo objetivo que motivará os jornalistas e comunicadores neste domingo (26), dia do segundo turno das eleições no Brasil. Nas horas dedicadas ao exercício efetivo da democracia, dezenas de jornalistas – envolvidos com o Jornal Diário da Manhã de Passo Fundo, Erechim e Carazinho; Rádios Diário AM 570 e Diário FM 98.7, de Passo Fundo, e Diário AM 780, de Carazinho; portais diariodamanha.com, diarioam570.com.br e diarioam780.com.br – estarão engajados no propósito de acompanhar e informar sobre os principais fatos do dia. Na segunda-feira – como já ocorreu em 06 de outubro – circulará uma edição do Jornal Diário da Manhã, nas cidades de cobertura do periódico.

Destaque à região
Em Passo Fundo, como conta a editora do Jornal DM local, a equipe estará envolvida, acompanhando durante todo o dia o desenrolar do pleito na cidade. “Estaremos todos a postos, desde as primeiras horas da manhã para registrar o que de mais de importante ocorrer no município, sempre focados na qualidade da informação e no que for de interesse público”. Ainda, ela detalha que a edição do Jornal que sairá na segunda-feira vai, além de repercutir o resultado do pleito, “fazer uma análise política e aprofundada dos efeitos futuros de tal resultado, com a contribuição de especialistas políticos”.

A redação do Jornal Diário da Manhã de Erechim estará fazendo a cobertura das eleições na região Alto Uruguai, que além de Erechim abrange 13 outros municípios. “Os jornalistas do DM estarão acompanhando a votação e transmitindo boletins para as rádios do Grupo Diário da Manhã ao longo de todo domingo, cobrindo também a festa da vitória dos eleitores dos candidatos vencedores ao pleito para governador do Estado e presidente”, assinala Ivanor Oliviecki, editor do Jornal em Erechim.

Da mesma foram, os profissionais de Carazinho também estarão envolvidos na cobertura do segundo turno das Eleições 2014, “através da Rádio Diário AM 780 e Jornal Diário da Manhã, sempre com o foco no público regional”, ressalta a editora do Jornal local, Mayara Dalla Libera.

Meses de trabalho
Rogel Mello lembra que nos últimos meses, o veículos do Grupo Diário da Manhã promoveram, além de entrevistas com os candidatos, debates setoriais com representantes de toda a região, buscando levantar as principais demandas que posteriormente, compiladas na “Documento do Grupo Diário da Manhã”, serão repassadas ao governador eleito do Rio Grande do Sul. “Desde o início do processo eleitoral, o Diário da Manhã vem se portando como protagonista, ouvindo reivindicações e as levando e cobrando dos próximos gestores públicos”, complementa Mello.

Próximo do encerramento do período político, a editora do Jornal Diário da Manhã de Carazinho, Mayara Dalla Libera, faz uma avaliação do trabalho desenvolvido nos últimos meses. “Nesse ano, recebemos para debate e entrevistas individuais os sete candidatos aos cargos de deputado estadual e federal que concorreram por Carazinho. Ouvimos de presidentes de partidos, correligionários e candidatos, que classificam essa campanha como atípica e com pouca empolgação. Penso que o Grupo Diário da Manhã organizou uma grande cobertura para as Eleições de 2014 para garantir informação com credibilidade e qualidade à comunidade regional, seja pelas páginas impressas, pelas ondas do rádio ou pelas páginas virtuais”, complementa ela.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027