Diário da Manhã

Geral

Semana comemora o Dia Mundial da Água

Autor: Redação Passo Fundo
Semana comemora o Dia Mundial da Água
Foto: Eduarda Ricci Perin / DM

Atividades como debates, palestras e abraço ao Rio Passo Fundo devem marcar Semana que debate a proteção e a conservação das nascentes

Organizada por diversas instituições e entidades da cidade, a Semana Municipal da Água debate a proteção e a conservação das nascentes com atividades que acontecem de 14 a 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água.

Chamar a atenção da população passo-fundense quanto aos cuidados que devemos ter com os recursos hídricos é o principal objetivo das atividades que compõem a Semana da Água na cidade, conforme o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi: “O consumo consciente e a preservação da água serão dois temas bastante discutidos nos debates, painéis e orientações que devem acontecer nos próximos dias”, comenta.

A Secretaria do Meio Ambiente coordena, junto com o Sesc, uma das atividades da Semana: um debate sobre a conservação das florestas e a preservação da água. “Debatedores vão conversar sobre os dois temas e ressaltar a importância das florestas para os recursos hídricos”, comenta Astolfi. A atividade organizada pela SMAM tem como público-alvo os alunos de escolas da cidade e universitários.

As crianças e jovens são público-alvo desta Semana, que pretende conscientizar os pequenos para que o futuro dos recursos hídricos na cidade e em todo país seja melhor. Por isso, durante a próxima semana, as escolas da cidade abordam o assunto com visitas as estações de tratamento da água, palestras e debates. “As crianças e jovens devem mudar essa realidade de escassez de água e falta de preservação que vivemos. Eles também devem mudar os hábitos em casa: separar resíduos, economizar água, jogar lixo no lugar correto”, comenta o secretário executivo do Agenda 21 Passo Fundo, Ademar Marques.

Para Marques, uma das atividades mais importantes da Semana acontece na próxima quarta-feira (19), quando se discute o desenvolvimento econômico sustentável com empresários da cidade e região. Na oportunidade, a responsabilidade dos passo-fundenses com a preservação da riqueza hídrica da região será discutido. “Temos cinco baciais hidrográficas, abastecemos 60% do Estado. É fundamental cuidar dos nossos recursos e esse cuidado também envolve o desenvolvimento sustentável”, enfatiza.

Depois de debater durante a Semana a situação dos recursos hídricos na cidade, os passo-fundenses devem encerrar as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água abraçando o Rio que leva o nome da cidade: o tradicional abraço ao Rio Passo Fundo.

Proteger para evitar escassez
Proteger as bacias hidrográficas que nascem próximas a cidade – Passo Fundo, Alto Jacuí, Apuaê-Inhandava, Taquarí-Antas e Rio da Várzea é uma ação fundamental para garantir o abastecimento de 302 dos 496 municípios gaúchos, já que nas terras próximas a cidade nascem águas que abastecem e são responsáveis diretas pelo desenvolvimento de 61% dos municípios do Estado.

Água em debate na Câmara
“A importância das nascentes para o desenvolvimento” é tema que será discutido durante a Sessão Ordinário da Câmara de Vereadores da cidade do dia 18 de março, às 15 hrs. A proposta é da vereadora Claudia Furlanetto, que utilizará seu tempo de 30min para debater o assunto. “Vamos conversar sobre o cenário nacional e municipal dos recursos hídricos. Às vezes, precisamos nos chocar com a realidade para nos conscientizarmos”, enfatiza a vereadora. Entre os principais pontos que serão abordados está o berço das águas, onde nascem cinco das 25 bacias hidrográficas do Estado.

Em prol da preservação
Formado por mais de 40 instituições, como universidades, prefeituras, câmaras de vereadores e sindicatos, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica de Passo Fundo luta para que nenhum investimento ou obra seja aprovado na região próxima ao aeroporto. O diretor do Gesp, Paulo Cornélio afirma que o Comitê já negou a construção de autódromos, indústrias e até uma penitenciária no local. “Tentamos evitar no município os mesmos problemas que acontece atualmente no estado de São Paulo. Se urbanizarmos a região que abastece a cidade, sofreremos com a destruição dos recursos hídricos”, alerta Cornélio.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas
O6-6179 Avianca 15:10:00 São Paulo domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027