Diário da Manhã

Plantão

Geral

Desfile Farroupilha: Mostra da Cultura Gaúcha homenageia Passo Fundo

No encerramento, em um ato único, mais de 500 pares das invernadas artísticas se apresentaram na Avenida Sete de Setembro 

O público lotou as arquibancadas da Avenida Sete de Setembro no Parque da Gare para acompanhar o tradicional desfile Farroupilha, em Passo Fundo. Na avenida, tradicionalistas reverenciaram a história de personalidades  que marcaram o movimento gaúcho passo-fundensse.

As comemorações alusivas ao dia do gaúcho foram abertas com a apresentação da música tema, composta especialmente para os festejos farroupilha em homenagem aos 25 anos de Mostra da Cultura Gaúcha e aos 160 anos de Passo Fundo, numa parceria entre Airton Tim, Pedro Almeida e Fabiano Lengler.

Diferente dos anos anteriores, neste ano não houve o tradicional concurso entre as entidades, as quais se uniram e se dividiram em alas para representar os seis principais personagens formadores da cultura tradicionalista no município. Com o tema “Passo Fundo: 160 anos valorizando seu povo e sua cultura”, os tradicionalistas representaram Estanislau de Barros Miranda, Joaquim Fagundes dos Reis, Osório Porto, Moacyr da Motta Fortes, Bispo Dom Luiz Felipe de Nadal e Eduardo Muller.

O desfile

A primeira ala representou Estanislau de Barros Miranda, o Lalau Miranda e foi apresentado pelo GCT Cavaleiros do Mercosul e CTG Lalau Miranda.

A segunda ala, contou a história de Joaquim Fagundes dos Reis que foi organizada pelo CTG Fagundes dos Reis, DT Industrial e Simpasso.

Osório Porto foi o personagem histórico da terceira ala, representada pela Associação de Trovadores Ribeiro da Luz, CTG Osório Porto e CTG União Campeira.

Na quarta ala foi a vez de apresentar Moacyr da Motta Fortes, tarefa do CTG Moacyr da Motta Fortes, GCT Cavaleiros do Planalto Médio e CTG Amigos da Tradição.

A quinta ala representou o bispo Dom Luiz Felipe de Nadal e a responsabilidade foi do DT Clube Juvenil e o CTG Dom Luiz Felipe de Nadal.

Encerrando o desfile, a sexta ala apresentou Eduardo Müller. A organização foi de responsabilidade do CTG Estância Nova, CTG Tropel de Caudilhos e CTG Eduardo Muller.

A criação do roteiro e coordenação esteve a cargo do tradicionalista Airton Tim, com apoio da 7ª Região Tradicionalista e Prefeitura de Passo Fundo.

Apresentação das invernadas

Após a mostra, no encerramento dos desfile Farroupilha, em um ato único, mais de 500 pares de todas as invernadas artísticas de Passo Fundo apresentaram a dança do Pezinho, Maçanico e Chiquinho, três músicas do folclore gaúcho, na Avenida Sete de Setembro. O responsável pelo roteiro do desfile da 25ª Mostra da Cultura Gaúcha, ressaltou que foi uma das maiores apresentações de invernadas artísticas do Estado.

Desfile Militar

A programação pela manhã, abriu com tradicional desfile Militar, com a participação dos órgãos de segurança pública, entre eles, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Instituto Geral de perícias e Defesa Civil, Colégio Tiradentes.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027