Diário da Manhã

Plantão

Esportes

Dezembro terá Soloman em Passo Fundo

No ano de 2015, Passo Fundo recebeu pela primeira vez o Soloman. Na verdade, aquele evento pôde ser considerado como a “prova de um homem só”, na qual o triatleta Ricardo Rosa completou o circuito de corrida, ciclismo e natação, inspirado pela tradicional Ironman, que ocorre no Havaí. Agora, Rosa está organizado uma grande prova, que terá participação de mais de 40 atletas e ocorre dia 10 de dezembro.

Segundo Rosa, os preparativos estão em fase final. Se em 2015 o passo-fundense competiu sozinho, no ano passado o número de participantes cresceu para 26. Agora, a previsão é de 42 nomes. “Os preparativos começaram inda no ano apssado, quando os atletas que aqui estiveram confirmaram que voltariam, dado o sucesso da prova e a atmosfera que criamos” diz.

O Soloman tem como característica não contar com grandes apoiadores. “É um evento para os atletas feito pelos atletas. Temos um grupo de 15 organizadores, que atuaram nas mais diversas frentes. Além disso, haverá um contigente de 150 voluntários, pessoas que vão ajudar os atletas” explica. Como a prova é de alta resistência, há toda uma atenção a itens específicos, como um grande número de guias, a instação de 10 postos de hidratação e atuação de fisioterapeutas.

A lista de nome confirmados é encabeçada por Bernardo Tillman (do Rio de Janeiro), que tem disputa de Ultraman e Iroman no Havaí. “Nosso evento já tem um peso para os atletas performáticos” enfatiza. Também há caso de competidores que ingressaram no esporte com o intuito de recração ou em busca de saúde. Do Rio Grande do Sul, há a confirmação de atletas oriundos de Bagé, Capão da Canoa e Gravataí. E, de outros estados, como Santa Catarina. “É uma prova muito rígida, pelo relevo que a gente tem aqui” pontua Rosa.

 

Trajeto

Engana-se quem pensa que o Soloman ficará restrito aos esportistas. A prova, em todas as suas modalidades, passará por diversos pontos do município. Como em Passo Fundo não há ambiente de natação em água aberta, essa modalidade será disputada no Clube Juvenil (1,9 mil metros), a partir das 7h. A partir de lá, inicia o ciclismo, passando pelo Parque da Roselândia e seguindo até Sertão, ocorrendo o retorno para Passo Fundo (90 quilômetros). A transição para a corrida será no Paque da Gare, de onde os atletas seguirão até o Estádio Vermelhão da Serra, depois até a ponte do Rio Passo Fundo e em seguida pela ciclovia do Bairro Boqueirão, finalizando na Gare (20 quilômetros). “Fica muito bom para quem quiser ver. A gente teve essa ideia de pôr a prova na ciclovia. Recomendamos que as pessoas fiquem concentradas na Praça da Mãe Preta, a partir das 11h. A prova está inserida no contexto urbano” completa. A chegada esta prevista para a partir do meio-dia – cada atleta larga sozinho.

 

Inspiração

O evento Soloman foi criado na década de 1990, por Marcelo Varin, que estava no Havaí e resolveu, por conta própria, perfazer o percurso do Ironman. A história de Marcelo veio ao conhecimento de Ricardo Rosa, que aproveitou uma temporada sem competições para também realizar o seu Soloman. “Esperamos, agora, que ano após ano o Soloman possa ser repetido com cada vez mais sucesso. Quando fiz o primeiro, não conseguia pensar além de fazer outra vez o percurso, talvez com um amigo. Mas o nosso Soloman cresceu e nos dá a vontade de fazer crescer cada vez mais. É o nosso compromisso, que seja realizado em nossa cidade, priorizando a segurança do atleta. Espero que se realize por muitos e muitos anos, sem perder a essência” completa Ricardo Rosa.

 

Organização

Conforme a opinião dos atletas que já participaram do Soloman em Passo Fundo, o nível de organização é muito bom. “Eu vou muito a outras provas, faço análise dos eventos que particpo e tento não cometer as falhas no evento que promovo. Faço muita reflexão sobre cada item” salienta. Até o momento, o Soloman conta com mais de 20 apoiadores/ patrocinadores. “Buscamos apoiadores não para ter lucro, mas para oferecer um evento caprichado, que dê satisfação a quem compete, que queira voltar aqui e recomende aos amigos” finaliza.

 

Recado aos passo-fundenses

Ricardo Rosa faz um apelo à comunidade. “Que as pessoas participem de alguma forma. Que aproveitem esse dia, prestigiem os atletas, dêem aquela força, o gás final a cada competidor. Estejam todos lá, dia 10 de dezembro”.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027