Kleiton Vasconcellos

Olá! Sou jornalista graduado pela Universidade de Passo Fundo e atuo, há quase uma década, no Diário da Manhã. Neste espaço, vamos opinar e debater sobre os assuntos mais relevantes do nosso esporte local. E tem de tudo: futebol, futsal, vôlei, basquete, automobilismo... Enfim, venha junto!

De Primeira

Compartilhe

O ano de 2019

Não há tempo a perder. O ano de 2019 mal começou e as atividades já estão aí, a pleno. Vamos dar como exemplo os três principais times da cidade: Tanto Esporte Clube Passo Fundo quanto Sport Clube Gaúcho e Passo Fundo Futsal iniciaram ainda no ano passado a montagem dos seus elencos visando o calendário futuro. Dos três, o mais adiantado é o Tricolor, pois a Divisão de Acesso começa antes em relação à Terceirona e Série Puro/ Liga Gaúcha. E, curiosamente, não tivemos aquele vácuo nos acontecimentos e notícias esportivas aqui na cidade. Sinal que haverá muito trabalho pela frente!

A apresentação

O start, podemos definir assim, foi a apresentação oficial do elenco do EC Passo Fundo para a Divisão de Acesso. Embora nem todos os jogadores estivessem presentes – um ou outro deve chegar em breve – o grosso do grupo de jogadores estava no Centro de Eventos do Estádio Vermelhão da Serra. O discurso da direção, comissão técnica e atletas é o mesmo: que o objetivo inclui a conquista da Divisão de Acesso, ou pelo menos o vice-campeonato, obtendo assim um lugar no Gauchão de 2020. Acho louvável tal vontade, mas preciso lembrar que a caminhada não será nada fácil, com adversários de igual ou superior calibre pela frente. O EC Passo Fundo terá que jogar muito para alcançar o seu objetivo em uma Divisão de Acesso que promete ser das mais equilibradas de todos os tempos.

Amistosos

Três jogos-treinos foram confirmados na pré-temporada do EC Passo Fundo. Dia 17 contra o Águas Claras – equipe lotada na Região Metropolitana e gerido pelo ex-volante Claiton, de passagem abaixo do esperado no Vermelhão da Serra em 2013. Depois, duelos de ida e volta contra o Guarani de Venâncio Aires (dias 27 em Passo Fundo e 03 em Venâncio). Fico com a impressão que mais um amistoso seria necessário, preferencialmente contra outro adversário da Divisão de Acesso.

Passo Fundo Futsal

Não há como duvidar da qualidade da direção do Passo Fundo Futsal/ Fasurgs/ Valtra Razera. Para uma equipe estreante na Série Ouro/ Liga Gaúcha, o plantel montado é louvável. Foram contratados jogadores com o perfil de jovens experientes. Há a aposta também em contar com atletas destaque do futsal nordestino – então desconhecidos aqui no Rio Grande do Sul. Confesso que estou ansioso para ver como será o desenho da equipe dentro do Ginásio Capingui.

SC Gaúcho

O mais atrasado, pelo menos na publicação das contratações, é o Sport Clube Gaúcho. Até aqui foi confirmada a permanência da comissão técnica encabeçada por Fabiano Borba, além do goleiro William Lago e do meia Adílson (que esteve muito próximo de ser jogador do EC Passo Fundo). Há a garantia que mais atletas estão acertados, mas a lista de confirmações segue guardada a sete-chaves. Uma certeza: o plantel a ser formado deve ter qualidade aliada a quantidade, pois o calendário alviverde prevê Terceirona, Brasileirão Série D e Copa RS em 2019.

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®