“A renovação das cadeiras no legislativo trouxe uma visão mais ampla da nossa postura”

Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Rafael Colussi, avaliou os primeiros seis meses de trabalho da casa

Foto: Comunicação/CMPF

Compartilhe

Marcado pelo início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o primeiro semestre de 2021, trouxe desafios ainda do ano anterior para serem administrados. Há seis meses como presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, o vereador Rafael Colussi (DEM), avaliou o andamento do trabalho realizado pela casa na 18ª legislatura, que tem como principal diferença a renovação das cadeiras, que proporcionou uma visão mais ampla das necessidades da comunidade e uma expansão do diálogo entre os diferentes partidos

“A dinâmica de trabalho é diferenciada, a renovação nas cadeiras do legislativo trouxe uma visão mais ampla sobre a postura da Casa Legislativa. Os vereadores trazem suas experiências de vida e nesse cenário a diversidade de opiniões e o currículo de cada parlamentar é fundamental para enriquecer os debates e promover um atendimento cada vez melhor das demandas”, destacou Rafael.

Gerenciar os procedimentos que envolvem a condução da Câmara Municipal, de uma cidade com o porte de Passo Fundo, está sendo desafiador para Rafael, que foi eleito com 1.885 em sua terceira campanha para vereador em 2020. Uma experiência que exige trabalho, diálogo e aproximação com todos os vereadores.

Segundo ele, é necessário implantar uma rotina de trabalho que agregue a disposição dos vereadores, com a grande quantidade de serviço que deve ser feito. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, as sessões do plenário são realizadas todas as segundas e quartas, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da casa.

Números preliminares da Câmara apontam que em seis meses: 30 projetos foram protocolados, apreciados e aprovados, nove projetos de resolução foram discutidos, oito projetos aprovados de Lei Complementar, 73 projetos de lei apresentados, 38 moções, 46 pedidos de informação junto ao executivo, 318 indicações protocoladas e 849 pedidos de providência.

Entre os principais aprovados está a contratação temporária de profissionais da área da saúde, para atender a alta demanda de atendimentos, a aprovação do projeto que institui o Programa de incentivo ao pequeno empreendedor, denominado “Juro Zero” e o Projeto que instituiu o Programa Obra Fácil, que promete desburocratizar os processos de obras no município.

Um debate que vem sendo cada vez mais discutido pelo legislativo nas últimas semanas, é o futuro edital de concessão de 1.131 quilômetros de rodovias gaúchas para iniciativa privada que inclui as rodovias ERS-135, entre Passo Fundo e Erechim e a ERS-324. A preocupação dos vereadores é o impacto no bolso de quem trafega diariamente pelas vias e que precisarão arcar com os valores dos pedágios

“O vereador Leandro Rosso (Republicanos), propôs a criação de uma Comissão Especial, que pretende acompanhar a implementação do pedágio e o impacto financeiro na vida de quem trafega diariamente pelas vias. Vamos realizar audiências públicas com os setores, entidades e representantes das categorias diretamente afetadas com a instalação desse pedágio e acompanhar de perto todos os detalhes desse processo, dialogar, entender e chegar a um posicionamento sobre o que é melhor para a nossa região.”, destacou.

As perspectivas de Rafael para os próximos meses a frente da casa, é retornar ao trabalho em regime presencial, atendendo a comunidade nos gabinetes parlamentares, possibilitando uma retomada das relações e a busca por melhores soluções as demandas apresentas

“É necessário que se tenha a consciência de que há muito ainda para se fazer, o mandato do presidente tem duração de um ano, o que é pouco considerando que alguns planos e projetos levam mais tempo para apresentarem resultados, porém essa realidade também possibilita que mais colegas possam também estar à frente da instituição e assim poder colaborar”, finalizou.



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®