Atividades DM na Sala de Aula

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Lenda do Saci

Com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, a professora Taisa S. Diverio, da Escola de Educação Infantil Pintando o 7, contou aos alunos da fase IV a lenda do Saci. Personagem principal do folclore brasileiro, o dia do Saci consta no projeto de lei federal nº 2.762, de 2003.

O Saci tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro, explica a professora.

“A figura do Saci surge como um ser brincalhão e gracioso. A função desta ‘divindade’ era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá e eu quis apresentar para os alunos isso”, disse.

Após a contação da lenda, os alunos trabalharam com folhas de jornal usando a técnica de dobradura para produzir a carapuça do Saci e em seguida pintaram com tinta. Além disso, a turma confeccionou um letreiro usando o jornal como recurso principal e desenharam o personagem para compor o mural.

Confira os registros:

Projeto Bichos e Música

Desenvolvendo o projeto Bichos e Música, as professoras Alessandra Rosso e Gisele Pauletto da EMEI Fofão encontraram no jornal uma ótima opção para trabalhar com os alunos do maternal I e II.

Após a pesquisa sobre os animais, e de despertar o interesse e a curiosidade nos alunos, as professoras incentivaram os alunos a criarem em recortes os bichos.

“O jornal foi a base para as pinturas e colagens, contribuindo com o resultado do trabalho”, disse a professora Alessandra.

Confira os registros:

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®