Carazinhenses premiados na OBMEP

Dois estudantes, das escolas Sorg e Princesa, comemoram resultados obtidos na segunda fase da prova

Foto: Tainá Binelo | Diário

Por

Compartilhe

Realizada em setembro, a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) contou com a participação de inúmeros alunos carazinhenses. Entre eles, Luiz Henrique Cardoso, do 7º ano da Escola Estadual Princesa Isabel, e Samila Cardoso Johan, do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg, que foram medalhistas de bronze na prova.

Divulgado recentemente, o resultado trouxe alegria para as escolas, para os alunos e suas famílias, que mostram-se orgulhosos. Mesmo com dificuldades, Luiz diz ter se dedicado muito na segunda fase da prova. “Achei que não ia passar da primeira fase, pois foi muito difícil. Então, quando descobri que passei para a segunda, decidi estudar bastante porque não tinha conseguido essa classificação nos anos anteriores. Desde então, também contei com a ajuda do meu irmão para isso, que quando vinha para casa fazia cálculos de raciocínio, de lógica para eu resolver e treinar”, explica o estudante de 12 anos.

Ao descobrir que havia recebido a medalha, o aluno não pode conter sua felicidade. “Fiquei muito feliz com a minha conquista. Vou me esforçar mais ainda para que nos próximos anos eu consiga uma medalha de prata e, quem sabe, até mesmo uma de ouro”, fala Luiz.

A diretora da escola em que Luiz estuda, Soeli Fátima Albarello, fala que o garoto, aluno do estabelecimento de ensino desde o primeiro ano do ensino fundamental, sempre se destacou nos estudos. “Ele é sempre muito alegre, inteligente, bom de fala, questionador e sempre quer saber mais. A nossa escola tem muito orgulho dele, sem falar do reconhecimento incrível que isso traz para todas as escolas públicas”, explica.

ALUNA PREMIADA QUER SEGUIR CARREIRA NA MATEMÁTICA

Aos 17 anos, Samila também foi medalhista na competição. A aluna do terceiro ano que quer seguir carreira na matemática diz que não esperava passar para a segunda fase, e muito menos, ser premiada nela. “Foi uma surpresa, mas foi muito bom. Gosto de matemática desde sempre e esse prêmio faz eu pensar que estou indo para o caminho certo”, conta.

A estudante fala também sobre a importância da educação na sua vida e para todos os jovens. “Acho que a gente precisa estudar quando quer alcançar alguma coisa, estudar pelo menos o básico. Um professor faz bastante diferença na vida de um aluno, não apenas na questão de estudar, mas como ser humano também. O incentivo passado por eles, a confiança transmitida são muito importantes, trazem esperança para os alunos da escola pública”, pontua.

Diretor da Escola Sorg, Rogério Barbier fala sobre como a premiação reflete a rotina da escola. “É muito satisfatório para o Sorg ver que mesmo sem um esforço demasiadamente extra para a OBMEP, nossa aluna se destacou. Sabemos que às vezes isso não é bem assimilado pela sociedade, tendo até um certo preconceito, mas a escola pública é sim de qualidade, e com isso podemos mostrar que temos excelentes professores e profissionais comprometidos com o ensino. Saber que tanto o Sorg quanto o Princesa receberam medalhas em nível nacional traz um conforto para os pais, pois saberão que os filhos estão em escolas de qualidade”, destaca.

CAMINHO PARA O CONHECIMENTO

Criado em 2005 e dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A iniciativa busca estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Visando também promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a integração das escolas brasileiras com universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas, a prova tem como público-alvo os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até os últimos anos do Ensino Médio.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®