Carnaval: última campeã e com dívidas, Academia de Samba da Cohab não iria participar

Academia de Samba da Cohab acumulou mais de R$ 20 mil em dívidas no último ano pelo cancelamento do Carnaval

Foto: Matheus Moraes | Diário

Compartilhe

Desanimada com o cancelamento do Carnaval de Rua 2018, a campeã do último desfile na cidade, em 2015, Sociedade Esportiva e Recreativa Cultural Academia de Samba – Cohab I já havia decidido não participar da movimentação cultural caso acontecesse.

No ano passado, a escola de samba se deparou com uma dívida superior a R$ 20 mil, segundo o presidente Neri Airton Freitas Ribeiro. “Faltavam 19, 20 dias para o Carnaval e decidiram que não teria mais. A Academia já havia investido, preparado material. Estava tudo pronto. Para nós, desabou tudo. Ficamos com dívidas, éramos os atuais campeões. Tudo acabou gerando despesa, porque não tínhamos renda fixa. Ficamos extremamente desanimados”, afirma.

Acompanhe a série de reportagens sobre o Carnaval:
“Para nós, estava certo que iria acontecer o Carnaval”, diz presidente da Liga
Sem auxílio de recursos públicos, Carnaval de Rua fica apenas no papel desde 2016
“Nós queremos ajudar a fazer o Carnaval, mas não com dinheiro público”, garante secretário de Cultura

Em razão disso, a presidência da escola decidiu por não participar se tivesse atividades neste ano. Neri garante que, por experiência, imaginava que o cenário não iria se alterar para 2019. “A gente não tem apoio da prefeitura, do prefeito. Ninguém faz um esforço a mais para que saia do papel. A gente batalha, corre atrás e não percebemos incentivo. Enquanto estiver essa administração, acho que não sai Carnaval. Neste ano, a Academia ficou de lado. Eu falei que tinha certeza que iria continuar a mesma coisa, que não teria. Pelas conversas, experiências já imaginei. Decidimos nos afastar. Se saísse carnaval, não iríamos desfilar”, declara.

Fundada em 2007, a Academia de Samba da Cohab trabalhou com outros projetos durante o ano. Convidada para participar de Carnaval de Rua em Concórdia/SC, a escola sagrou-se campeã. Além disso, a bateria da escola também participou do Carnaval de Joaçaba/SC.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®