Descubra a diferença do saquinho de chá piramidal para o saquinho de chá de papel

Foto: Montagem | Divulgação

Compartilhe

Como você costuma tomar chá? A maioria dos brasileiros consome chás e infusões que vêm em saquinhos. Afinal, esses são os mais vendidos e populares no país.

O que nem todo mundo sabe, contudo, é que os chás comercializados em saquinhos de papel contêm uma série de corantes e aromatizantes artificiais, que são prejudiciais à saúde.

Uma alternativa mais natural e saudável para substituir o saquinho de papel é o saquinho piramidal. Nada de conservantes artificiais, mais benefícios e mais sabor. Você já ouviu falar sobre essa novidade?

Descubra a diferença do saquinho de chá piramidal para o saquinho de chá de papel seguindo a leitura até o final!

Como funcionam os saquinhos de papel?

Se você reparar nas prateleiras dos supermercados, verá que a maioria dos chás são comercializados em saquinhos de papel. Essa é uma maneira mais barata de vender esse produto e que acabou se tornando popular no Brasil e no mundo.

Dentro dos saquinhos de papel, estão folhas e outros componentes muito triturados. É por isso que, nesse tipo de chá, há, na verdade, uma espécie de poeira – e não as folhas orgânicas propriamente ditas.

Além de não serem inteiras, esse pó que vem dentro dos saquinhos é modificado e possui:

  • corantes artificiais
  • aromatizantes artificiais
  • menos antioxidantes
  • mais conservantes

Essa combinação prejudica os efeitos benéficos dos chás e das plantas originais. Mas não para por aí: ela também é maléfica à saúde, principalmente pelos aromatizantes e colorantes feitos artificialmente.

O sabor também é alterado e é por isso que esse tipo de chá tem um amargor muito maior que aqueles naturais.

E os saquinhos piramidais, como são?

Os saquinhos piramidais, por sua vez, são integralmente naturais e livres de plástico. Neles, as folhas são inteiras e, por não serem trituradas, preservam os benefícios das plantas: nada de aromatizadores ou corantes artificiais.

O chá feito com um saquinho piramidal não contém nenhuma substância que possa prejudicar a saúde. Pelo contrário: ele possibilita o aproveitamento dos óleos essenciais das plantas, intensificando os efeitos para a saúde e bem-estar.

Outra característica importante sobre os chás em saquinhos piramidais é o tempo de infusão. As folhas não trituradas permitem o tempo de infusão adequado, intensificando o aroma, os efeitos e o sabor.

Além de tudo isso, as características dos saquinhos piramidais fazem com que os chás tenham 5 vezes mais oxidantes do que chás de saquinhos de papel, um ótimo aspecto para a saúde.

Saquinho piramidal x Saquinho de papel: quais as diferenças?

Já vimos as características principais dos saquinhos de papel e dos saquinhos piramidais, mas quais são as principais diferenças entre um e outro?

Sabor

Os chás dos saquinhos de papel são muito mais amargos. Muitos deles têm, inclusive, saborizantes artificiais. Já os saquinhos piramidais permitem que os chás mantenham seu sabor natural, sem esse amargor e sem adicionais.

Benefícios

Nos saquinhos de papel, as folhas são trituradas e misturadas a outras substâncias. Tanto essa trituração quanto a mistura prejudicam os benefícios naturais das plantas. No piramidais, por sua vez, os benefícios são mantidos e impulsionados.

Tempo de infusão

O tempo de infusão é acelerado nos saquinhos de papel. Esse processo rápido também prejudica o chá, deixando-o muito mais pobre de substâncias, aromas e sabor. Nos piramidais, por as folhas estarem inteiras, esse tempo é o adequado.

Riscos à saúde

As substâncias químicas agregadas aos chás de saquinho são maléficas à saúde: colorantes, aromatizantes e saborizantes artificiais. Nos piramidais, os chás não contêm esse tipo de substância e fazem bem à saúde, à imunidade.

Quais são os benefícios dos chás para a saúde?

Os chás são tradicionalmente conhecidos por suas propriedades benéficas à saúde a ao bem-estar das pessoas. As infusões podem cumprir uma série de benefícios e efeitos, dependendo da combinação de plantas.

O consumo frequente de chás traz vantagens para o corpo e a mente. Além de muitos deles auxiliarem na imunidade, também são aliados para desestressar e energizar.

Alguns dos efeitos mais conhecidos (e mais procurados) nos chás são:

Acalmar

Quem nunca recorreu a um bom chazinho depois de um dia difícil? A infusão de algumas plantas, como a camomila, ajuda a aliviar as tensões, promovendo uma sensação de tranquilidade.

Combater a insônia

Os chás também são utilizados por muitas pessoas para melhorar a qualidade do sono. Algumas plantas e combinações possuem o efeito calmante e vêm se tornando uma alternativa natural contra a insônia.

Curar

As propriedades curativas dos chás talvez sejam as mais conhecidas. Algumas plantas auxiliam no combate a doenças e desconfortos, como problemas digestivos, por exemplo.

Para que todas essas propriedades sejam, de fato, aproveitadas, é importante consumir os chás da forma mais natural possível. Dessa forma, os óleos essenciais são aproveitados e os efeitos são realmente sentidos no corpo e na mente.

Onde encontrar chás em saquinhos piramidais no Brasil?

As pessoas estão muito mais exigentes na hora de consumir alimentos e bebidas, como os chás. A razão disso é que, cada vez mais, se sabe o quanto o estilo de vida e os hábitos alimentares estão relacionados à saúde e ao bem-estar.

Os saquinhos de chás feitos em papel são, como vimos, uma alternativa pobre em benefícios e com diversos malefícios à saúde das pessoas. Por isso mesmo, a tendência é a de que as pessoas busquem por outras alternativas, como o saquinho piramidal.

No Brasil, a Evah é uma marca de chás produzidos artesanalmente e exclusivamente em saquinhos do tipo piramidal. Os chás são comprados de pequenos produtores certificados e comercializados em todo o país, via internet.

Um dos diferenciais dessa marca é ser 100% natural, sem qualquer uso de conservantes ou outros produtos químicos. As plantas utilizadas para a fabricação dos chás são selecionadas, o que potencia os efeitos para a saúde.

Na hora de escolher o tipo de chá, é importante considerar todas as características e garantir que eles realmente façam bem ao organismo – e não o contrário.



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®