“Expodireto é o natal dos hotéis”

Faltando pouco mais de três meses para a feira, hotéis da região já possuem reservas lotadas, inclusive para 2021

Foto: Matheus Moraes | Diário

Compartilhe

A Expodireto Cotrijal, uma das principais feiras de agronegócio do Brasil, movimenta além do setor agrícola, diversos outros setores na região norte do Estado. A hotelaria, por exemplo, é um dos mais beneficiados com a realização do evento.

Em Não-Me-Toque, cidade da feira, o principal hotel já possui reservas para este ano, para 2020 e até para 2021.  Ao final de uma Expodireto, empresas que expõem na feira já se mobilizam para agendar as reservas.

Neste hotel, há também um setor especial que cuida somente das reservas e atendimento para a Expodireto. Além dos quartos, o hotel disponibiliza para as empresas parceiras um centro de eventos, local onde são feitas palestras, workshops e negócios são fechados.

Passo Fundo

Para o secretário do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) de Passo Fundo, Daniel Le, como a cidade não consegue abrigar toda a demanda para a Expodireto, os municípios ao redor, como Passo Fundo e Carazinho, recebem quem passa pela feira.

“Os restaurantes, as farmácias, todos esses setores crescem durante a feira, é muito importante o evento. Esse é um período que a hotelaria cresce e nenhuma outra data se compara, até porque a feira acontece durante  cinco dias, temos alguns outros eventos pontuais no restante do ano, mas que mobilize tanto, é só a Expodireto”.

Para este ano, ressalta Lé, a procura antecipada por hotéis já é grande, mas ainda há quartos disponíveis na cidade. Segundo ele, mais para a metade do mês de janeiro e início de fevereiro as buscas se intensificam.

“Reservas cheias já”

Distante 23 km de Não-Me-Toque, Carazinho é  outra cidade que sente o impacto na rede hoteleira da Expodireto. Em um dos hotéis carazinhenses, não há mais vagas disponíveis. Segundo o gerente, Alexandre Delagustinho, desde o que o hotel foi fundado, há 15 anos, em todas as edições da Expodireto o hotel registra lotação máxima.

“São fechados pacotes com empresas, atualmente 16 empresas, e todos os anos o contrato é renovado. Nossa lista de espera tem mais ou menos 15 reservas aguardando”, conta.

Em outro hotel da cidade, as reservas estão lotadas desde agosto de 2018 e diferente da maioria, nesse não há fila de espera para quem aguarda por hospedagem, apenas em casos pontuais.

 “Expodireto é o natal dos hotéis”

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Edgar Camozzato, a feira anual pode ser resumida como o ‘natal dos hotéis’. Tradicionalmente feita em março, a Expodireto registra público de mais de 200 mil pessoas durante os cinco dias.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®