Hospital de Clínicas de Passo Fundo completa 107 anos

Com o olhar para o futuro, Instituição foi fundada em 1914, e é a primeira em área hospitalar do município

Fotos: Divulgação | HC

Compartilhe

O investimento na evolução dos serviços e tecnologias aliado à humanização no atendimento é uma das premissas do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo. O HC foi o primeiro hospital fundado em Passo Fundo, no dia 20 de julho de 1914, idealizado para atender as demandas em saúde da região que, naquela época, precisava se deslocar grandes distâncias para obter atendimento médico.

O comprometimento com a saúde de cada paciente atendido no HC é evidenciado diariamente em cada gesto de assistência médica e multiprofissional, conforme aponta o presidente da Instituição, Paulo Adil Ferenci.

“O 20 de julho é uma data muito especial para os cidadãos passo-fundenses, pois são os legítimos proprietários do Hospital de Clínicas, representados pelo quadro social que escolhem os conselheiros e os dirigentes da instituição. São 107 de anos de história e serviços prestados à comunidade de Passo Fundo e hoje, de modo muito especial, a comunidade regional do norte do Estado”, destaca.

O HC é o primeiro hospital fundado em Passo Fundo e tem em suas premissas o pioneirismo no cuidado e a inovação constante na área da saúde e ensino.  Hospital Acreditado Pleno ONA – Nível 2, o Hospital de Clínicas também é considerado um dos cem melhores hospitais do Brasil em 2021 segundo classificação da Revista NewsWeek.

“A acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno, avalia os critérios de segurança e exige da organização a gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas. Com esta conquista, o HC é a primeira organização de saúde da região norte do Rio Grande do Sul e uma das treze instituições filantrópicas do Brasil com este nível de certificação”, diz Paulo.

O presidente do HC, também comenta sobre a tradição na qualidade em assistência hospitalar e a inovação em seu propósito. “Atendemos cerca 1,5 milhão de pessoas que procuram nossos serviços regularmente e estes reconhecimentos corroboram o trabalho desenvolvido pela instituição, referência para o atendimento em média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde para uma região que compreende cinco Coordenadorias Regionais de Saúde, contemplando mais de 150 municípios das regiões norte e oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina” salienta Paulo.

Para Paulo, o pioneirismo na integração de novos serviços, aliado o acolhimento médico e multiprofissional ao investimento na formação de novos profissionais para a área da saúde, preparam o HC para o futuro, embasado na missão institucional de fazer cada dia mais pela saúde da comunidade.

“Estamos crescendo a olhos vistos, embora todas as dificuldades que enfrentamos, esse crescimento se solidifica. Estamos ampliando e qualificando os nossos serviços , aumentando nosso número de sala cirúrgica, salas de recuperação, Unidades de Tratamento Intensivo, qualificando e melhorando significativamente nossa emergência e ampliando nosso número de leitos necessários para atendimento das pessoas que nos procuram. A diretoria sente-se em feliz em poder se orgulhar do trabalho que vem sendo realizado, graças a administração técnica, do trabalho do administrador, dirigentes técnicos, médicos e também dos conselheiros e diretoria. Nós pretendemos abreviar a entregada desse novo espaço físico de maneira quer mais breve possível possamos servir nossos cidadãos que nos procuram” , finaliza.

LEIA TAMBÉM



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®