Microsoft anuncia oficialmente o Windows 11; confira todos os detalhes

Novo Windows 11 chega com mudanças radicais no visual

Fotos: Reprodução | Twitter/Microsoft

Compartilhe

A Microsoft lançou nesta quinta-feira (24) o tão aguardado Windows 11. A nova geração do sistema operacional para computadores já havia sido alvo de uma série de rumores e vazamentos nas últimas semanas. Sem revelar uma data específica para o lançamento, a empresa indicou que a atualização chegará no final do ano.

O sucessor do Windows 10 vem com design repaginado, incluindo um “Menu Iniciar” centralizado, janelas com cantos arredondados e widgets no desktop.

Foto: Divulgação | Microsoft

A barra de tarefas, que exibe atalhos na parte inferior da tela, passou a centralizar os botões do menu Iniciar e dos programas destacados. O clássico menu vem dessa forma, segundo a empresa, para ajudar o usuário a encontrar o que precisa.

Em geral, o design está mais limpo, e remete também a sistemas rivais, como o macOS. De acordo com a Microsoft, as mudanças foram feitas para “empoderar sua criatividade e inspirar sua criatividade”.

Sobretudo, a nova versão do SO é focada em facilitar a produtividade. Assim, há recursos práticos para quem trabalha com mais de um monitor, por exemplo, e o sistema pode salvar todas as páginas abertas e, automaticamente, restaurá-las na posição original quando a conexão for restaurada.

Confira outras novidades do sistema:

  • Windows Store, loja de apps do sistema, foi redesenhada;
  • Será possível baixar aplicativos do Android, como TikTok e Instagram, para rodar no PC;
  • O sistema ganhou um aplicativo do Xbox;
  • Gerenciamento de janelas, com o objetivo de facilitar o trabalho multitarefas.

A Microsoft ainda destaca aspectos como segurança e performance no novo sistema, o “Windows mais seguro até agora”. A empresa afirma que o SO está mais rápido como um todo, incluindo o Microsoft Edge e navegadores rivais. Ainda segundo a Microsoft, as atualizações do Windows 11 estão 40% menores.

Microsoft Teams

O Microsoft Teams estará integrado ao Windows 11. Por meio de um ícone disponível na barra de tarefas, o usuários poderá usar o chat com parentes, amigos e colegas de trabalho, além de facilmente iniciar uma reunião por áudio ou vídeo.

Foto: Divulgação | Microsoft

 

A atualização gratuita começará a ser implementada em PCs com Windows 10 qualificados no final deste ano, continuando até 2022.

LEIA TAMBÉM



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®