Muzar/UPF apresenta exposição “Flora e Fauna em perigo” no Passo Fundo Shopping

A exposição ocorrerá de 17 a 20 de junho e apresenta espécimes de animais e flora ameaçados de extinção

Foto: Divulgação | Nexjor UPF

Compartilhe

“Flora e Fauna em perigo” será tema da exposição do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF) no Passo Fundo Shopping.

A exposição será realizada de 17 a 20 de junho, no Piso I, e aborda as ameaças existentes à biodiversidade regional de plantas e animais, as categorias de risco de extinção, as ações necessárias para conservação e a importância da preservação dessas espécies.

A atividade também é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste mês de junho, no último dia 5. Esta é a primeira exposição extramuros do Muzar em tempos de pandemia.

O Brasil é um país com uma enorme diversidade de seres vivos, porém muitos deles se encontram ameaçados de extinção por diversos motivos como, perda e fragmentação de habitat, desmatamento, caça ilegal, tráfico de animais silvestres, entre outros.

Nesse sentido, a exposição contará com espécimes taxidermizadas de animais que estão na Lista da Fauna Silvestre Ameaçados de Extinção do Rio Grande do Sul de 2014 e no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção – ICMBio/MMA de 2018.

Os espécimes da flora ameaçadas expostas, levam em consideração a Lista da Flora Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul de 2014, a qual conta oficialmente com 804 espécies de sua flora ameaçada de extinção.

O Muzar, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPF), tem a prática de realizar exposições extramuros, mas a pandemia de Covid-19 impossibilitou a realização de exposições itinerantes e exigiu o fechamento das suas portas para visitação, assim como todos os espaços culturais do Rio Grande do Sul e do Brasil.

A responsável técnica do Muzar, a bióloga Flávia Biondo da Silva, enfatiza a relevância dessa atividade e salienta que a exposição contará com todos os cuidados sanitários recomendados pelos protocolos das autoridades de saúde e governamentais.

“O Muzar está realizando essa atividade, em parceria com o Passo Fundo Shopping, sendo a primeira atividade extramuros que o Museu realiza em tempos de distanciamento social. É uma oportunidade de contribuir com o Shopping e voltar a interagir presencialmente com o público”, enfatiza a responsável técnica do Muzar.

O Passo Fundo Shopping também destaca a importância desta parceria com a Universidade e de receber a exposição por ser um ambiente que recebe pessoas de todas as idades e comprometido com a causa ambiental.

“Conscientizar a população sobre o Meio Ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Desde a sua construção, o Passo Fundo Shopping prioriza a luz natural, a economia no uso consciente da água e a importância de espaços arborizados, por isso estamos muito contentes em sediar uma exposição com essa temática”, salienta Danielle Batezini, Gerente de Marketing do shopping.

LEIA TAMBÉM



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®