O futuro da tecnologia está na nossa voz

Compartilhe

Comando de voz desponta como tecnologia do futuro.

Durante toda esta semana acontece em Las Vegas a CES, (Consumer Electronics Show), evento anual que reúne as maiores novidades em produtos tecnológicos do mercado mundial. No evento, os gigantes de tecnologia expõem seus produtos e ditam as tendências do mercado tecnológico para os próximos anos. Neste ano, o que mais se fala é na decadência dos smartphones e na ascensão de assistentes de voz portáteis.

Atualmente, mais de 1 bilhão de dispositivos contém o Google Assistant instalado (TVs, celulares, computadores, etc), além do próprio dispositivo, que se assemelha a uma caixa de som. Basta dizer “Ok Google” para ativar o assistente de voz e iniciar um processo de conversação com seu próprio dispositivo. Isto quer dizer que a tecnologia de comandos por voz já é uma realidade muito próxima de nós. Marcar reuniões na agenda, colocar o despertador tocar, pedir uma música, conferir a previsão do tempo, solicitar rotas de trânsito, traduzir uma frase para outra língua e até ouvir uma piada estão dentre as tarefas que podem ser executadas por estas tecnologias, que utilizam os comandos de voz para ativarem suas funções.

Além do Google Assistant, que parece ser uma hegemonia por enquanto, já existem outros assistentes de voz competitivos no mercado e que são portáteis: a Alexa, da Amazon e a Siri, assistente da Apple, já são modelos de assistente virtual inteligente bastante disseminados, principalmente nos EUA. Segundo dados da CES 2019, mais de 8% dos americanos ganharam uma caixa de som inteligente no Natal de 2018, o que indica a tendência de crescimento deste mercado. Além disso, segundo estudos da ComScore até 2020 cerca de 50% das pesquisas serão feitas por voz, e isso é poderá mudar radicalmente o comportamento do consumidor.

A disseminação desta tecnologia, segundo dados do evento, é uma resposta ao avanço desenfreado das telas que interferem na comunicação entre as pessoas. Em contrapartida, os assistentes de voz prometem, além de todas suas funcionalidades, também uma facilidade para você executar atividades cotidianas, sem a necessidade de estar com um smartphone na mão, propiciando uma maior interação com as pessoas que estão no ambiente.

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®