Precisamos falar sobre veículos autônomos

Compartilhe

A CES (Consumer Eletronics Show), feira de tecnologia que acontece durante toda esta semana, em Las Vegas, está desbancando o Salão do Automóvel mais famoso do mundo, evento que acontece em Detroit, EUA. Isto porque, aparentemente, montadoras e fabricantes de carros estão mais interessadas em apresentar produtos com gadgets cada vez mais tecnológicos, o que combina muito mais com a proposta da CES.

O grande espetáculo que acontece no Salão de Eletrônica de Consumo fica por conta dos veículos autônomos, maior aposta das montadoras e fabricantes do mundo automotivo. Grandes empresas como BMW, Audi, Mercedez-Benz, Hyundai e Toyota, agora, passam a dividir o palco com gigantes da tecnologia, como a Tesla e o Google.

Durante o evento, as empresas expõem seus carros inteligentes e ditam o futuro da indústria automobilística mundial: os carros autônomos já são uma realidade, mesmo que distante do Brasil. A experiência dos usuários têm ganhado cada vez mais atenção, além é claro, de questões imprescindíveis como o conforto, performance e segurança.

Durante o evento, as previsões para o futuro são de que até 2029 os carros tornem-se totalmente autônomos e poderão, inclusive, medir emoções dos passageiros. Esta é a ideia dos protótipos apresentados pela Kia e Hyundai em parceria com o laboratório de mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Os protótipos utilizam inteligência artificial para detectar expressões faciais (indicadores de sonolência, por exemplo), monitorar frequência cardíaca e o nível de condução de eletricidade na pele de motoristas e passageiros. Ainda, a AI é capaz de detectar o humor dos ocupantes do carro e ajustar automaticamente o ambiente interno para uma melhor experiência dos usuários. Além disso, ambas as marcas garantem que os carros autônomos são sinônimos de maior segurança na direção, o que contribuirá efetivamente para uma redução de acidentes e eventuais contratempos no trânsito.

Outra atração dos veículos autônomos apresentados na feira é o visual dos automóveis. Alguns são compactos, outros enormes e tem até carro que sobe escada e se transforma, praticamente, numa espécie de “transformers”.

Hyundai Elevate Foto: Robyn Beck / AFP

Leia grátis o jornal digital

Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®