Prefeitura de Passo Fundo anuncia continuação da vacinação contra Covid-19

Município divulgou o novo cronograma de vacinação

Foto: Arquivo | Diário

Compartilhe

Com o anúncio do recebimento de mais doses das vacinas contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde estruturou um novo cronograma de vacinação. A cobertura vacinal terá sequência por critério de faixa etária, em ordem decrescente.

Neste sábado (12), poderão ser vacinadas as pessoas com 53 e 52 anos completos. Na segunda-feira (14), será a vez das com 51 e 50 anos.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, explica que as faixas etárias são expandidas de acordo do quantitativo de doses disponíveis. “O cronograma de vacinação do município é organizado diante do recebimento de mais doses. Ao recebermos vacinas do governo estadual e avançarmos na cobertura, chamamos novos grupos”, ressalta.

Ainda conforme a secretária, a vacinação será realizada somente por faixa etária em Passo Fundo, não havendo mais grupos prioritários subsequentes.

“Essa é uma pactuação estadual. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais decidiu, no dia 2 de junho, que os municípios que vacinaram até os trabalhadores da educação deveriam iniciar a vacinação por faixa etária. Passo Fundo, inclusive, já tinha ido além na execução do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 e passou, no dia 5 de junho, a vacinar por critério de idade”, justifica.

Cronograma

Sábado, 12 de junho

  • 53 e 52 anos;
  • CTG Lalau Miranda, das 8h às 13h;

Segunda-feira, 14 de junho

  • 51 e 50 anos;
  • CTG Lalau Miranda, das 8h às 13h;
  • Cais Hípica, Cais Vila Luíza e Ambulatório de Especialidades, das 8h às 16h;
  • ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, ESF São José, ESF Donária/Santa Marta e ESF Vila Nova, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Documentos

Será necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

Chamada para pessoas que perderam a vacinação

Pessoas pertencentes aos públicos prioritários já vacinados em Passo Fundo e que perderam a data de ainda podem receber a primeira dose. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas e trabalhadores da educação.

A vacinação das pessoas com comorbidades, deficiência permanente e com mais de 54 anos será realizada nas unidades de saúde. A dos demais grupos será somente no CTG Lalau Miranda. Para esclarecimentos, é possível entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3046-0097.

Segundas doses

A aplicação das segundas doses da AstraZeneca e da Coronavac também continua. Segundo a secretária de Saúde, Cristine Pilati, “é fundamental que a população esteja atenta à carteirinha de vacinação e que, em situação de atraso, regularize o esquema”.

As segundas doses da AstraZeneca são aplicadas no CTG Lalau Miranda e nas unidades de saúde que integram a campanha de vacinação contra a Covid-19. Quanto à Coronavac, a aplicação das segundas doses é realizada somente na Central de Vacinas, a partir de agendamento pelo telefone (54) 3311-6494.

LEIA TAMBÉM



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Coronavírus
em Passo Fundo
Ativos 436 icone-virus
Confirmados 35.159 icone-virus
Recuperados 34.074 icone-virus
Mortes 649 icone-virus
Vacinados 115.442 icone-virus
Coronavírus
em Carazinho
Ativos 23 icone-virus
Confirmados 11.073 icone-virus
Recuperados 10.790 icone-virus
Mortes 260 icone-virus
Vacinados 32.661 icone-virus



Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®