Preocupação com a aposentadoria impulsiona a estreia conturbada dos Milennials e jovens da Geração Z no mercado financeiro 

Gaúcho Vinicius Dutra, expert em IPO, afirma que movimento é crescente e a tendência é que mais empresas ingressem na bolsa de valores nos próximos anos

Foto: Divulgação

Compartilhe

Qual estilo de vida eu quero desfrutar daqui há 20, 30 ou 40? Ultimamente essa é a pergunta que os jovens brasileiros mais têm feito a si mesmos. A preocupação com o futuro tem despertado cada vez mais o interesse dos Milennials, nascidos entre 1983 e 1994, e os jovens da geração Z, nascidos entre 1995 e 2003, pelo mercado financeiro.

De acordo com a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, pessoas de 26 a 35 anos são as que mais têm CPF’s cadastrados, totalizando 1,085 milhão de jovens investidores. Só no primeiro trimestre de 2021 o número de novos ingressantes chegou a marca de  331,9 mil pessoas.

De acordo com o gaúcho Vinicius Dutra, estrategista de negócios e expert em aumentar o valor de mercado das empresas na bolsa de valores, a abertura de capitais tende a ser cada vez mais intensa nos próximos anos.

“A cada dia essa prática se torna mais corriqueira, vamos chegar em um tempo que o empresário já vai pensar na abertura de capital quando estiver abrindo o seu cnpj,” conclui Dutra.

Entretanto, é preciso cautela para não ser uma vítima da desinformação. O jovem que começa a investir em busca de dinheiro fácil certamente irá se frustrar e, pode até mesmo, desenvolver crises de ansiedade. O desenvolvedor de softwares, Lucas Coratini, de 24 anos, que o diga. Há cerca de 1 ano, quando teve um aumento de salário, começou a investir na bolsa de olho na aposentadoria.

“No início entrei como muita sede de ter resultados rápidos. Passei a focar na alta volatilidade do mercado, nas operações que eram feitas no dia e perdi muito dinheiro. Com esse sobe e desce das ações passei a sentir aperto no coração e muitas palpitações. Hoje vejo que foi um grande erro,” alerta Coratini que em 2020 aderiu ao tipo de operação day trade, modelo de compra e venda na bolsa de valores realizada no mesmo dia que promete ganhos fáceis e rápidos.

LEIA TAMBÉM



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®