Previsão do tempo: forte massa de ar polar provoca mudanças na temperatura

Queda da temperatura será acentuada no fim de semana com madrugadas gélidas e risco de geada a partir de domingo

Foto: Arquivo | Diário

Compartilhe

Em função de um ciclone extratropical atuante agora na costa do Rio Grande do Sul, uma nova frente fria deixa o tempo instável em todo Estado nesta quinta-feira (15). Além de chuva, o Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o declínio da temperatura.

Sobretudo, de acordo a MetSul Meteorologia, não será uma incursão de ar polar tão intensa quanto a registrada no fim de junho. Entretanto, um reforço significativo de ar polar chegará no fim de semana.

Por isso, o resfriamento mais acentuado terá início no fim de semana, principalmente no domingo, quando o ar mais gelado estiver avançando pelo Sul do Brasil. As mínimas e máximas terão queda acentuada com sensação de muito frio reforçada pelo vento.

Nesta sexta-feira (16) as chances de chuva já diminuem significativamente, mas a temperatura segue caindo ao longo do dia.

Todavia, de acordo a MetSul, a próxima semana será marcada por temperaturas negativas ou próximas de 0ºC em grande número de cidades do Rio Grande do Sul. Além do ar gelado, o perfil muito seco da atmosfera favorecerá intenso resfriamento noturno. Com isso, mínimas tão baixas como -0ºC a 3ºC podem ocorrer com facilidade.

As menores mínimas vão se dar entre domingo e quarta-feira da próxima semana.

Geada

A sequência de madrugadas muito frias com ar seco, tempo aberto e vento calmo trará vários dias seguidos com formação de geada no Sul do Brasil. Já deve gear nesta sexta e no sábado em pontos do Rio Grande do Sul, sobretudo do Oeste e do Sul, entretanto a geada deve se generalizar a partir de domingo.

LEIA TAMBÉM



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®