Tiago Perez é vice-campeão do 1º Ultra Cerrado Endurance

Atleta da região percorreu em três dias de prova 515 quilômetros, entre natação, ciclismo e corrida

Foto: Divulgação

Compartilhe

O atleta Tiago Perez foi o vice-campeão do 1º Ultra Cerrado Endurance. A prova que ocorreu em Brasília, Distrito Federal, de 16 a 18 de julho, desafiou atletas de todo país a nadarem 10 quilômetros, pedalarem 421 quilômetros e correrem mais 84 quilômetros.

Na sexta-feira, primeiro dia de desafio, os atletas enfrentaram 10 quilômetros de natação mais 171 quilômetros de ciclismo. No sábado foram mais 250 quilômetros de ciclismo em um roteiro brutal. Por fim, no domingo, o desafio final, mais 84 quilômetros de distância, ou seja, uma dupla maratona.

No primeiro dia, Tiago conseguiu imprimir um ritmo forte na natação, saindo com a segunda colocação da água, com o tempo oficial de três horas e 17 minutos, porém um erro na navegação da prova fez com que o atleta perdesse a vantagem obtida na água, passando a brigar durante os 171 quilômetros de ciclismo entre a segunda à quarta colocação. Finalizando o primeiro dia na terceira colocação com o tempo oficial de 09 horas e 33 minutos.

Já no segundo dia, largando na terceira posição, Tiago conseguiu imprimir um ritmo forte e consistente ao longo dos 250 quilômetros, finalizando o percurso com o tempo de 09 horas e 05 minutos.

“Havia conseguido abrir uma vantagem significativa do terceiro e quarto colocado da prova, porém ainda estava a mais de 40 minutos atrás do segundo colocado”, lembra.

No último dia, Tiago conquistou a segunda colocação logo nos primeiros quilômetros, mas isso não era suficiente, era necessário diminuir a vantagem que havia restado dos dias anteriores.

“Com uma corrida consistente, guiada pelas pernas, mas principalmente pela força do coração e pela mente obstinada, finalizei o percurso com o tempo de 9 horas e 09 minutos, conquistando o vice-campeonato por uma diferença de apenas 6 minutos e 30 segundos do terceiro colocado”, aponta.

Sobre a colocação, o triatleta afirma faltar palavras para descrever o sentimento. “Tudo que construí ao longo dessa jornada épica foi corada com uma grande conquista, esse título significa muito para mim. Estou muito feliz em poder trazer essa conquista inédita para Getúlio Vargas, minha cidade natal, no Rio Grande do Sul e para Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, cidade que agora me acolhe de braços abertos”, ressalta.

Esse foi o primeiro Ultraman do Atleta Tiago Perez. O Triatleta enalteceu o trabalho de sua equipe, especialmente da Capitã Juana Carrera, e de seus Staffs Júlio Ventura e Felipe Ventura, e também ao treinador Fellipe Santos, que mesmo a distância se fez presente e fundamental ao longo dos dias.

“Eu jamais conseguiria fazer uma prova dessas sozinho e eles foram fundamentais para essa conquista, por saber a hora de me alimentarem, de me hidratarem e de trabalhar com a minha cabeça e psicológico na estratégia da prova. Meu time jogou duro do início ao fim, sabiam que eu estava determinado a buscar essa conquista, com certeza, meu time fez a diferença”, pontua Tiago.

Tiago conta com o patrocínio e apoio de empresas da região e ressalta a importância destes. “Competir em alto nível requer muito esforço e estar presente em competições de nível internacional só é possível graças as empresas e profissionais que acreditam no meu potencial e que incentivam o esporte”, finaliza.

LEIA TAMBÉM



Leia grátis nossos
cadernos digitais



Comentários
Diário da Manhã

Diário da Manhã - Todos os direitos reservados. All rights reserved ®